domingo, 24 de fevereiro de 2013

DEPRESSÃO A DOENÇA DO SÉCULO

DEPRESSÃO A DOENÇA DO SÉCULO


A OMS prevê que até 2020 a Depressão venha a ser a doença que mais cause incapacidade e perda de qualidade de vida ao ser humano.
E diz ainda a OMS, que na atualidade 75% das pessoas que sofrem de depressão, não recebem o tratamento adequado.
Ela vem sendo chamada de a doença do século. Deve ser porque a depressão é profundamente democrática. Atinge a todas as camadas sociais, desde os bóias frias, até os mais ricos. Não liga pra fronteiras, e se instala entre os povos dos mais diferentes costumes. Também, pouco se importa com a idade, se manifestando no recém nascido, criança, jovem, e no idoso. Alias adora conviver com os que já viveram muitas primaveras.

Se não tratada ela pode se tornar aguda ou crônica, que na ciência medica atende pelo nome de "Distimia".
Os surtos graves, que segundo estatística da Inglaterra, acontecem devido a fatores como:
- Perda de emprego
- Perda de ente querido
- Perda de padrão social
Em casos de surtos depressivos graves há necessidade de tratamento médico psiquiátrico.
A depressão é doença e como tal precisa ser encarada e tratada.

Em minhas andanças falando sobre essa doença. Tive a oportunidade de ver muitos casos de depressão sem diagnóstico ou tratamento.
Citando um caso para ilustrar, o de uma jovem de 32 anos. O quadro distímico, já fazia parte dela. Com isso, a moça perdera grandes oportunidades de crescimento na carreira, e na vida pessoal. Devido ao seu humor rebaixado, que a fazia vítima de si mesmo. Ela vivia irritada com tudo e com todos, era o famoso "Pavio curto".  Não levava desaforos pra casa, a ninguém deixava sem resposta, e creditava esse comportamento a sua maneira de ser.
Quando finalmente resolveu consultar especialistas da área (Psiquiatra e Terapeuta), transformou-se, transformando assim sua vida.

Muitas pessoas pensam que a Depressão, somente se manifesta em crises de tristeza profunda. Porém um estado de irritabilidade constante, claro que aliado a outros sintomas, que fazem parte de um quadro depressivo, pode sinalizar para uma crise da doença ou a um estado de distimia crônica que precisa e deve ser tratado, para não comprometer ou trazer limitações em todos os setores da vida de uma pessoa.

Outro dia, uma senhora me contou ao final de uma palestra sobre Depressão, que fazia poucos meses que entendera o porque de ter relacionamentos sempre tão conflitantes, não conseguia manter uma amizade por muito tempo, e mesmo em família vivia mais afastada do que agregada realmente ao grupo. O psiquiatra a diagnosticara com distimia. Um estado permanente de depressão leve, que lhe roubava qualidade de vida e lhe dificultava os relacionamentos.

Na depressão de um modo geral, o médico Psiquiatra, e os medicamentos de última geração (inibidores da recaptação) são grandes aliados.
Mas não somente eles, a terapia comportamental, também o é, pois leva o ser humano a ir se conhecendo melhor.
E como já recomendou o grande filósofo: "Conhece a ti mesmo".
O auto conhecimento, promove possibilidades de  mudanças necessárias para que a cura da depressão ocorra.
Ainda como aliados na melhora e cura do estado depressivo, estão as atividades físicas e a alimentação saudável.

Está comprovado que trinta minutos de caminhada diária acarreta bem estar físico e emocional, pois libera endorfinas, e com isso alivia em até 50% os sintomas da depressão.
Uma alimentação a base de ômega 3, também traz alívio ao estado depressivo.
Ômega 3 é encontrado em peixes, verduras de folhas na cor verde escuro e, na semente de linhaça.

Outra fonte de ajuda real para quem a cultiva, está na Fé. Que se traduz na fé em si mesmo, e em algo superior à nós.

Saber que a depressão quando tratada passa, e a pessoa volta a enxergar a vida em tons coloridos, abolindo a cor cinza que fazia parte de todo o seu dia a dia, é algo que acalenta, quem está vivendo o surto depressivo.

Quanto mais se conhecer sobre a doença, mais fácil será identificá-la em nós, em nosso familiar ou amigo. E com isso mais rapidamente se busca ajuda médica, e assim a crise não se intensifica ou dura mais do que o necessário.
É por isso que ELE recomendou: "Conhecereis a verdade e ela vós libertará".
O conhecimento é a chave para que se busque ajuda, e se quebre preconceitos que estão a volta do tema Depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário