segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BUDA!!!

Não acredite em algo simplesmente porque
ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

BUDA...


Mensagens de Reflexão!!!

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)!!!!

TRATAMENTOS


  • Problemas crônicos da coluna como hérnia de disco, escoliose, lordose, cifose, ciatalgia Etc.
  • Alívio de dores musculares e traumáticas;
  • Tratamento de torcicolo e lesões por esforços repetitivos;
  • Preparação pré e pós-parto;
  • Preparação esportiva,
  • Cefaléias (dores de cabeça)
  • Distúrbios da Articulação Tempro-Mandibular
  • Artrose, bursite
  • Lesões articulares, musculares e tendíneas dos membros superiores e inferiores, etc.
  • Melhoria de problemas respiratórios como asma, bronquite etc;
  • Rigidez Articular
  • Corrigir as compensações e melhorar a flexibilidade.


COMO ACONTECE O TRATAMENTO?

Uma avaliação é feita antes de cada tratamento visando abordagem eficaz do Fisioterapeuta e uma melhor recuperação e qualidade de vida do paciente. O número de sessões varia de acordo com cada patologia.


REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)


A morfologia humana, ou seja, a forma do nosso corpo é definida pelo nosso Sistema Músculo-Esquelético, composto de músculos, ossos, articulações, onde um músculo está ligado a outros, e todos se encontram fixados nos ossos.
Nenhum músculo se move sozinho. Sempre que um deles se contrai, gera movimento e acomodação em outros, formando um conjunto.
Existe uma relação entre a soma (corpo) e o psíquico. As posturas adotadas são reflexos do estado emocional. O medo, a angústia, bem como todos os pensamentos negativos tende a nos “enrolar”, com a intenção de proteger. Já as alegrias, as boas notícias, abrem a nossa postura. Por fim, sentimo-nos incapazes de distinguir causa e efeito, mas temos a certeza de que não devemos ocupar nosso corpo ignorando o psiquismo, e vice-versa.
Atingimos assim a entidade psicossomática, e nos parece necessário tratar simultaneamente psique e soma para não fracionar o todo humano. Em todo caso, nunca vimos um ser humano modificar seus hábitos corporais sem modificar profunda e definitivamente seu psiquismo.
Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais, ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos. Esses defeitos estruturais causam alterações nas curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável às tensões mecânicas e traumas.
A boa postura é um estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade progressiva. A reeducação postural global (RPG), método criado pelo francês Philippe Souchard, é uma das terapias, dentro da fisioterapia, que propõe uma visão geral corporal integrada do ser humano. Segundo Souchard, pequenos traumatismos, tais como pancadas, torções e até mesmo problemas de fundo emocional acabam sendo compensados pelo corpo e refletidos em más posturas.
“O corpo acumula, memoriza e adapta-se a essas tensões, amarrando vários nós, em vários grupos musculares. Para encontrar a causa da dor é necessário utilizar posturas específicas”.
A RPG é um tratamento individual, ativo e progressivo, que engloba um trabalho conjunto entre fisioterapeuta e paciente, havendo a necessidade de um controle específico da respiração, bem como de contrações específicas de determinados músculos colocados em tensão. Através de técnicas, trabalhamos em posturas alongamento, fazendo micro ajustes seguindo a cadeia muscular que está causando a dor e/ou outros problemas, alongando os músculos estáticos e ao mesmo tempo fortalecendo os músculos dinâmicos.
O método parte da observação que as desarmonias no corpo levam os problemas agudos e/ou crônicas, traduzindo-se por vezes no sintoma mais exacerbado, que como dor.
As técnicas de RPG buscam a causa primária da dor, procurando desatar os nós, proporcionando, com isso, um tratamento definitivo, já que a pessoa toma consciência do que é certo e do que é errado.








O trabalho é realizado em sessões de 45 minutos à uma hora de duração, normalmente uma vez por semana. Em casos excepcionais como, por exemplo, em situações de dor intensa, recomenda-se que o tratamento seja realizado duas vezes por semana. O tempo de tratamento, desde a avaliação até a alta, depende de vários fatores, tais como tipo de alterações posturais, dores, profissão, atividades da vida diária, cumprimento das metas traçadas para o paciente entre uma sessão e outra etc.

“A conquista da consciência do corpo é de quem resolve procurá-lá”.

Indicações:

  • Aumento da flexibilidade e da força muscular;
  • Correção postural
  • Problemas crônicos da coluna como hérnia de disco, escoliose, lordose, cifose,ciatalgia etc.
  • Alívio de dores musculares e traumáticas;
  • Tratamento de torcicolo e lesões por esforços repetitivos;
  • Preparação pré e pós-parto;
  • Preparação esportiva,
  • Cefaléias (dores de cabeça)
  • Distúrbios da articulação tempro-mandibular
  • Artrose, bursite
  • Lesões articulares, musculares e tendíneas dos membros superiores e inferiores, etc.
  • Melhoria de problemas respiratórios como asma, bronquite etc;


SHIATSU




É uma massagem de origem milenar oriental, praticada inicialmente na índia e na china antiga e posteriormente no Japão. Tem como significado massagem de “pressão dos dedos” onde Shi: dedo e Atsu: pressão.
É um tratamento preventivo de enfermidades, pois corrige as disfunções internas além de promover um relaxamento geral e bem estar que possibilita o fortalecimento de todos os sistemas orgânicos. A técnica é realizada no corpo inteiro trabalhado todos os trajetos dos meridianos, estimulando e sedando os pontos específicos conforme a necessidade de cada paciente.
Beneficia a flexibilidade muscular, estimula o funcionamento dos órgãos e promove a harmonia do sistema nervoso.
É uma acupuntura manual e é utilizada no reequilíbrio energético do corpo, visando tratamento clínico geral; tratamento localizado da dor; relaxamento e o mais importante a prevenção do equilíbrio energético do organismo, que é o tratamento preventivo.
O Shiatsu não é uma massagem de simples esfregar ou apertar o corpo do paciente, mas sim, uma técnica que exige muito conhecimento de anatomia e, principalmente, do exato percurso dos meridianos.

Benefícios que o shiatsu apresenta para o organismo poderão destacar-se:
  • Ajuda à recuperação do equilíbrio do sistema ósseo
  • Facilita as funções do sistema digestivo
  • Melhora o controlo do sistema endócrino
  • Regula as funções do sistema nervoso.
  • Auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, digestivos, circulatórios, musculares, cardíacos, neurológicos, renais, distúrbios menstruais, dores de cabeça, lombalgia, cervicalgia, dorsalgia, hérnia discal, ciatalgia (nervo ciático), *Produz relaxamento e alívio do estresse.
  • Melhora a respiração.
  • Melhora o sistema circulatório.

Contra-indicações

  • Em mulheres grávidas deve ser feito com cuidado principalmente ao se trabalhar o canal do baço pâncreas, que possui pontos perigosos para elas.
  • Em caso de osteoporose, outras doenças degenerativas musculares, pressionar com muitas cautela ou mesmo não fazer a pressão.
  • Em caso de câncer, avaliar muito bem antes para não promover a disseminação da doença para outras áreas do corpo.
  • Não pressionar sobre edemas e inchações, ou sobre fraturas.
  • Não pressionar sobre varizes.
  • Evitar pressionar sobre dores fortes ou nevralgias.
  • Não pressionar em crianças muito pequenas, para elas pode ser usada uma escovinha de cabelo de bebês, escovando na direção do canal, ou então , aplicar outra técnica, como a shantala ou o tui-na infantil.
  • Alguns quadros psicopatológicos em que o paciente não suporta ser tocado, existem outras técnicas para isso, como a massagem reichiana, que deve ser feita por psicólogo.

MASSAGEM AYURVÉDICA


Massagem ayurvédica ou indiana faz parte de um grande contexto da medicina ayurvédica (ciência que trata o ser humano de forma geral; não se preocupa diretamente com a doença). Ayur significa “vida”, e veda significa “conhecimento”, a Ayurvédica é considerada a “Ciência da Vida” ou a “Ciência da Longevidade”, cujo objetivo é a prevenção das enfermidades. É uma técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em todo o corpo, aliado as manobras de tração e alongamento, além de promover a estimulação de pontos específicos e órgãos vitais. A massagem ajuda eliminar os elementos que geraram os estados de desequilíbrios energéticos, além de desenvolver a capacidade de resistência do corpo às doenças.
Esta técnica promove a ativação da energia vital, gera um alinhamento postural devido à profunda estimulação das cadeias musculares. Proporciona ainda, um trabalho específico na coluna vertebral, bem como em toda a parte circulatória, em conseqüência ocasiona um relaxamento muscular e um bem estar ao corpo, intensificando a circulação e realinhando a postura.
Este tipo de terapia aliada a RPG, traz um resultado rápido pois ambas visam em comum o tratamento global, baseado em alongamentos e trações das cadeias musculares.

Indicações


  • Melhorar a circulação sanguínea
  • Diminuir edemas musculares,
  • Melhorar problemas respiratórios, digestivos, intestinais, fadiga crônica, nevralgia.
  • Muito bom resultado em fibromialgias , *Aumenta a auto estima e diminui o stress,
  • Proporciona um bom alinhamento da coluna *Libera tensões físicas e emocionais.
  • Desintoxica e revitaliza o organismo.
  • Relaxa profundamente
As técnicas de massagem não prometem curar todas as queixas do paciente, mas podem ajudá-lo, proporcionando-o melhor qualidade de vida.

A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG) E A DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM)


A Articulação Temporomandibular é formada pelo osso temporal do crânio com a mandíbula, que são em número de duas.
A mastigação, deglutição, fonação e postura dependem muito da estabilidade da ATM. Estudos recentes demonstram a influência que o desequilíbrio exerce, direta ou indiretamente, em outras partes do corpo humano.
A disfunção temporomandibular afeta de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas, mas pode ter resultados terapêuticos satisfatórios quando se associa o tratamento ortodôntico aos benefícios da fisioterapia, através da reeducação postural.
Os sintomas dessa patologia são diversos. O mais comum é o “estalido”, na abertura da mandíbula, que é um princípio de desencaixe na articulação, e o “tilintar” da mandíbula, que é um barulho enquanto a pessoa mastiga, podendo haver ou não dor no movimento. Muitos outros sintomas podem ser associados à ATM, tais como zumbidos, cefaléias, dores nos ombros, vertigem etc.
O tratamento fisioterápico da disfunção temporomandibular consiste na reeducação postural global, com o objetivo de reposicionar a mandíbula ao crânio, minimizando a dor muscular, e realizar o alinhamento funcional da coluna vertebral, corrigindo as compensações apresentadas durante a realização das posturas de tratamento.

A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL E O ESPORTE



A Reeducação Postural Global foi criada na França, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard, em 1980. É um método de tratamento da dor e do desconforto causados por erros de postura. Visa combater as dores musculares e articulares, melhorar o funcionamento do sistema respiratório e realinha a coluna vertebral, proporcionando liberdade e leveza de movimento.
Essa técnica estimula os músculos, a sensibilidade, a percepção e a consciência corporal, trabalhando o corpo como um todo, visando alongar os músculos,conseguindo uma maior conscientização da postura correta.
O tratamento baseia-se em um trabalho corporal ativo, onde, através das posturas praticadas, tracionam-se todas as cadeias musculares. O corpo inteiro é colocado em estiramento máximo, evidenciando suas tensões , as quais se relacionam umas com as outras, como se fossem fios. O que acontece em uma extremidade se reflete na outra.
A postura está diretamente relacionada à saúde e ao bem-estar geral de grande parte do corpo, isso porque ela determina a quantidade e a distribuição do esforço sobre os vários ossos, músculos, tendões, ligamentos e discos.
Uma boa postura mantêm o esforço total no seu mínimo, distribuindo-o para as estruturas mais aptas a suporta-lo. Uma má-postura tem efeito contrário, aumentando o estresse total e distribuindo-o para estruturas menos capazes de suporta-lo.

  • A reeducação postural global tem como objetivo:
  •  
  • · Melhorar o instrumento corporal,
  • · Corrigir a morfologia
  • · Suprimir a rigidez
  • · Liberar as articulações,
  • · Resolver os incovenientes devido à sobrecarga dos músculos
  • estáticos,
  • · Corrigir as compensações e melhorar a flexibilidade.



O que o rpg pode fazer no esporte?


Para um atleta, uma postura eficaz é muito importante, pois dela depende a força e a flexibilidade necessária para alcançar suas metas.
Mas o uso contínuo de certos grupos musculares exigidos em cada esporte acaba acarretando a rigidez de certas cadeias musculares ( aqueles grupos musculares que são mais exigidos na prática da modalidade esportiva), diminuindo a eficácia , a flexibilidade e, podendo levar a posturas compensatórias, que podem ser prejudiciais ao atleta.
Citemos como exemplo o ciclista: a utilização a longo prazo dos músculos dos membros inferiores leva a rigidez da cadeia muscular posterior e anterior.
Isso irá dificultar a estática da pelve ( pois os músculos profundos do glúteo ficarão mais encurtados, prendendo a pelve) e esse desequilíbrio comprometerá o posicionamento das costas, por isso não poderá obter as melhores condições aerodinâmicas , resultando numa má penetração no ar. Com o tempo terá dificuldades crescentes para encontrar a posição mais aerodinâmica possível- ou seja, o dorso mais plano possível na horizontal, e também terá dificuldade em garantir a cadência da pedalada na forma mais rápido possível.
Com freqüência apresentam rigidez na nuca após trechos de longa descida, com quadro de dor.
A RPG poderá ajudar o atleta melhorando a sua flexibilização, o que irá facilitar a tomada de consciência acerca das necessidades da técnica.isso irá aumentar o rendimento do gesto através da melhora da contração do músculos que efetuam o movimento e através de um relaxamento desses mesmos músculos na fase de retorno, trabalhando também a parte circulatória.



 

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma arte profilática e terapêutica milenar de equilíbrio energético que visa à manutenção da saúde ou a cura, através da inserção de agulhas.
A palavra Acupuntura Acus: ponta, agulha; PUNCTURA: picada, puntura foi cunhada pelos jesuítas (SÉCULO XVI/XVII) que foram converter os orientais e lá viram métodos estranhos de cura e de grande eficácia: o método da agulha e do fogo. ABA.http://pt.wikipedia.org/wiki/Neurotransmissor> e neuromoduladores, com efeitos locais, segmentares e centrais, atuando no tratamento da dor, nas disfunções do sistema nervoso autônomo <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso_aut%C3%B4nomo> , nas patologias <http://pt.wikipedia.org/wiki/Patologia> inflamatórias e imunológicas, em disordens psico-emocionais, dentre outras.
A Acupuntura teve sua origem na China há mais de cinco mil anos. O Nei king, também conhecido como “o livro do imperador amarelo”, é o mais antigo tratado de medicina interna, datado de 2700 A.C.
A medicina tradicional chinesa, mtc, engloba vários procedimentos:
acupuntura, fitoterapia, dietética, don-in, tui-ná, moxabustão, tai-chi-chuan, chi-kung, etc. Ela tem seus alicerces fincados na filosofia taoísta, que é a base do pensamento chinês.
No ocidente, as primeiras informações sobre acupuntura foram trazidas por Marco Pólo (século XII). Dos jesuítas (século XVI) até o século XX, o desenvolvimento da acupuntura no ocidente foi lento.
No começo do século XX, g. Soulié Morant levou a acupuntura para França e de lá ela se espalhou para os países.
Em 1972, aconteceu algo extraordinário e de efeito para a história da acupuntura no ocidente: Nixon foi à china e James Reston, editor-chefe no NY time foi operado lá de apendicite e suas dores aliviadas com acupuntura.
Voltando para os EUA sua história e a acupuntura foram divulgadas.
No Brasil, a acupuntura foi oficialmente introduzida em 1950 pelo professor Frederico Spaeth, que a trouxe para o Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1958 foi fundado pelo Dr. Evaldo Leite e Ary Telles cordeiro, ambos os membros da SBE, a sociedade brasileira de acupuntura e medicina oriental, que em 1972 passou a chamar-se associação brasileira de acupuntura


A energia QI

Segundo o taoísmo, tudo o que existe no universo provém de um princípio único, o TAO.
“Só há uma energia, que é a matéria fundamental que constitui o universo e tudo no mundo é o resultado de seus movimentos e transformações”.
Esta energia primordial polarizando-se deu origem ao
Yin-yang, princípios opostos e complementares. Assim, tudo o que existe possui essas duas energias, que interagindo dão origem aos elementos.
A energia responsável pela vida é o QI, também chamada de energia vital, prana (para hindus), chi (para chineses), estando presente em todos os seres vivos, circulando ininterruptamente. Se ela parar, sobrevém a morte.
A acupuntura atua sobre a energia QI, que se distribui no organismo em canais bem definidos que se interlacionam e formam uma estrutura energética análoga ao corpo físico. É o molde QI, também chamado corpo energético, corpo vital ou duplo etérico.
O tao, que formou o universo, distribuiu para cada homem uma partícula dele mesmo. Então, no taoismo o homem é o ser mais importante. O objetivo supremo da vida é alcançar o mais alto grau da verdadeira virtude, isto é, vivenciar e realizar o que cada um traz dentro de si: o deus interno, o tao.


Diagnóstico e tratamento

a doença é sempre a manifestação de um desequilíbrio do yin-yang. O diagnóstico é feito baseado nos excessos e influências dessas energias e a terapêutica é à busca da correção desses desequilíbrios. É o “viver de acordo com leis da natureza”.
A evolução dos desequilíbrios energéticos, ou seja, a doença passa por três fases: psico-energética, funcional e lesional. A acupuntura age com maior eficiência na primeira e segunda fase, mas age também na fase lesional, não só em muitos casos paralisando a evolução da doença como melhorando a qualidade de vida, diminuindo dores, aumentando a vitalidade, etc.
Assim, a Acupuntura trata tanto o psicológico quanto o físico, pois ela trata o doente e não a doença. Dessa forma, ela é aplicada em casos de enxaqueca. Problemas na menstruação, infertilidade, asma, dores na coluna, seqüelas de derrame cerebral, gastrite, depressão, ansiedade, estresse e muitos outros.
Quando em perfeita saúde, o ideal é fazer acupuntura em cada mudança de estação, como prevenção. Inclusive, quando a acupuntura é feita durante a gestação, a grávida e seu bebê são bastante beneficiados. A acupuntura relaxa a grávida, proporcionando um equilíbrio mental e emocional e ajuda a manter a saúde do conjunto mãe e filho, evitando complicações na gestação.
Ficou demonstrado, por diversos experimentos, que acupuntura é método de estimulação neurológica, mediada por neurotransmissores <

Acupuntura dói?

Não. A sensação dolorosa está relacionada com o limiar de dor, que é pessoal, e o medo que muitas pessoas têm de agulha. Existem outros procedimentos que acalmam e tratam as pessoas até que elas percam o medo e possam realmente usufruir do tratamento com acupuntura.

Alguns sintomas mais comuns que levam os pacientes a procurarem a acupuntura:
  • Insônia, depressão, ansiedade, stress (estresse), pânico, obesidade, tabagismo
  • Cefaléia(dor de cabeça), nevralgia do trigêmeo, resfriado, gripe, asma, sinusite, rinite, enfisema pulmonar, bronquite, zumbido, faringite, rouquidão. Acupuntura
  • Seqüelas de a.v.c. (derrame cerebral) paralisia, hemiplegia, paraplegia, tetraplegia, paralisia facial, seqüelas de lesão medular, paralisia cerebral.
  • Dor no estômago, gastrite, dor abdominal, constipação, hemorróidas, cólicas em geral, diabetes . Acupuntura
  • Impotência sexual, ejaculação precoce,, frigidez, cólica renal. Acupuntura
  • L.E.R. (lesões por esforços repetitivos) ou DORT (doenças ósteo-musculares relacionadas ao trabalho), tendinite, tenossinovite,
  • Torcicolo, hérnia de disco, dor lombar, dor cervical, dores "nas costas", dores em geral (punho, cotovelo, ombro, joelho, tornozelo, etc.)
  • Tratamento da depressão, alergia, asma, artrite, problemas de bexiga e rins, constipação, diarréia, resfriado, gripe, bronquite, vertigem, tabagismo, fadiga, distúrbios ginecológicos, dores de cabeça, enxaquecas, paralisia, pressão alta, TPM (tensão pré-menstrual), ciática, disfunção sexual, stress, derrame,



MASSAGEM DE DRENAGEM LINFÁTICA

A linfa é um líquido transparente ou, às vezes, opalino, que corre pelos vasos distribuídos pelo nosso organismo, em paralelo com o sistema circulatório sanguíneo que compõe o sistema linfático, que é formado por vasos que transportam a linfa, com as funções de defender o organismo contra doenças; conservar as proteínas linfáticas e resposta imunológica.
São vários os motivos que levam a estagnação da circulação da linfa tais como:
  • vida sedentária (falta de exercícios físicos),
  • situações pós cirúrgicas (mastectomia, lipoaspiração e inúmeras outras cirurgias)
  • traumatismos (fratura óssea, por exemplo), etc.
E estas situações impedem a adequada circulação linfática causando a estagnação (represamento) da linfa e causando o edema (inchaço). Também chamado de linfoedema (mais comum em extremidades como braços e pernas, mas ocorre também no corpo ou rosto).
Quando o linfoedema não é tratado torna-se crônico, causando deformações físicas, diminuição da mobilidade corporal, peso e desconforto.
A Massagem de Drenagem linfática é o tratamento para fazer com que a linfa estagnada circule, liberando, desta forma, o inchaço e pode ser realizada manualmente ou através de aparelhos eletrônicos.
Este tipo de massagem é constituída de movimentos suaves e precisos no sentido da circulação linfática causando efeito sedativo e relaxante sobre todo organismo, pois ativa a capacidade peristáltica dos vasos e acelera a absorção da linfa restabelecendo a livre circulação linfática melhorando o sistema imunológico e a qualidade do sistema circulatório proporcionando a absorção dos edemas pelo nosso próprio organismo.


 

CADEIAS MUSCULARES

É uma técnica de Terapia Manual criada pelo Francês Leopoldo Busquet que trabalha as cadeias musculares, vicerais e cranianas de forma integrada visando organizar um segmento quando este perde seu alinhamento. Ou seja, quando há encurtamento muscular, tensão muscular e compensações, ocasionando as chamadas alterações posturais.
Tem como objetivo preservar o equilíbrio estático e dinâmico em busca da saúde integral do corpo através de um diagnóstico fisioterápico preciso com a finalidade de promover ao indivíduo uma postura global e harmônica.
Este é o único método dentro da fisioterapia que trabalha as cadeias musculares vicerais e cranianas.

Indicações:
  • Problemas de coluna como: dores, alterações posturais, lordoses, cifoses, escolioses, etc.
  • Lesões articulares, musculares e tendíneas dos membros superiores e inferiores, mialgias, tendinites, artroses, alterações de joelhos, pés marcha, etc.
  • Cefaléias,distúrbios de articulações tempro mandibulares,etc.

Este tratamento apresenta resultados rápidos e eficientes aborda o recém-nascido, crianças, adolescentes, jovens e idosos.



GINÁSTICA ABDOMINAL HIPOPRESSIVA



É uma segmentação das técnicas de cadeias musculares. Constitui um conjunto de exercícios que estimulam a atividade reflexa da musculatura pélvica e da cinta abdominal. Foi criado por um fisioterapeuta belga chamado Marcel Caufriez. Tem efeitos preventivos nas patologias da urologia, como a incontinência urinária ao esforço (perda urinária) e a retenção urinária.
Atua também na área ginecológica, auxiliando nos problemas de pré e pós parto, má posição dos órgãos (ptose), vaginismo etc.Tem efeitos benéficos secundários em diversas patologias como: lombalgia, distúrbios circulatórios dos membros inferiores,trânsito lento, prisão de ventre, escolioses, etc.