sábado, 4 de janeiro de 2014

Recordista nos 200m costas, Leonardo Coutinho, do Pinheiros


Recordista nos 200m costas, Leonardo Coutinho, do Pinheiros, está internado na UTI de hospital em São Paulo e tem mobilizado grande campanha de doação de sangue


Nadador Leonardo Coutinho internado na UTI de hospital e Natalia Diniz (Foto: Reprodução )Leonardo Coutinho melhora estado de saúde, mas segue na UTI (Foto: Arquivo Pessoal)
Recordista brasileiro nos 200m costas pela categoria júnior, o nadador Leonardo Coutinho atravessa um dos maiores desafios de sua vida. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cruz Azul, em São Paulo, o jovem de 19 anos luta contra a leucemia (câncer no sangue), diagnosticada após o Natal. Neste sábado, o quadro de saúde evoluiu, e o estado grave deu lugar ao regular. Uma campanha de doações de sangue tem sido feita nas redes sociais, emocionando o atleta, que está consciente, a família e os amigos. Em apenas um dia, foram mais de 100 doações. Leonardo realizou as primeiras sessões de quimioterapia nos dois últimos dias e respondeu bem ao tratamento, que pode ter durar um ano e seis meses, dependendo da resposta. Ainda não se sabe se o nadador passará por transplante de medula ou autotransplante, mas o pai e o irmão farão os testes de compatibilidade.
Destaque da equipe júnior do Pinheiros e da seleção brasileira, o nadador fazia uma boa temporada em 2013, chegando às finais do Maria Lenk e do Brasileiro Júnior de Inverno, mas se afastou das piscinas no fim do ano. Ficou fora do Brasileiro Júnior de Verão, competição em que estava inscrito, e do Open de Natação, em Porto Alegre. Namorada de Leonardo, a nadadora Natalia Diniz, outro destaque da nova geração, conta que o fato de ser atleta não ajudou o nadador a identificar os sintomas da doença. Ele passava o fim do ano com a família na praia de Itanhaém, no litoral paulista, quando a doença se manifestou de forma mais agressiva.
Nadador Leonardo Coutinho internado na UTI de hospital e Natalia Diniz (Foto: Arquivo Pessoal)Leonardo Coutinho passou o réveillon com a namorada e a família no hospital (Foto: Arquivo Pessoal)
- O fato de ele ser atleta não ajudou. O Leo sentia cansaço e dor, coisas que todos os atletas sentem. E ele estava com estresse, pensando em várias coisas, como começar a faculdade de educação física. Ele nadou muito bem em Anápolis, mas caiu de rendimento. No fim do ano, viajou para Itanhaém com a família, surfou, fez tudo, mas se sentiu mal. No domingo antes do Natal, disse que achava que ficaria com febre porque estava sentindo uns arrepios. Na véspera (terça), passou bem, jogou futebol com os primos, surfou e, no dia seguinte, ficou na piscina. Ele mandou um vídeo com os roxos na canela e no pé, do futebol, e eu achei aquilo meio esquisito. Na quinta, ligou dizendo que estava zoado, com a voz fraca e muita dor de cabeça. Depois, apareceram pintinhas pelo corpo - revela Natalia.
Nadador Leonardo Coutinho internado na UTI de hospital e Natalia Diniz (Foto: Arquivo Pessoal)Leonardo e Natalia Diniz completaram 5 meses de namoro no dia 24 (Foto: Arquivo Pessoal)
A nadadora lembra que, no início, os médicos suspeitaram de dengue, meningite e leptospirose. Com os exames de sangue ainda muito alterados, Leonardo viajou de carro com a mãe de Itanhaém para São Paulo, uma distância de 111 quilômetros. Chegou ao hospital com a saúde debilitada e mal conseguia se equilibrar em pé. Foi lá que ele recebeu o diagnóstico de leucemia, e havia ainda uma suspeita de hemorragia cerebral, descartada. A princípio, o nadador quis poupar Natália, que, por sua vez, estava com a família em Anápolis (GO). Os dois iriam viajar no réveillon, mas, assim que soube da notícia, ela mudou a passagem e passou a virada ao lado do amado.
- Fiquei em choque quando eu soube. Ele falou que viu a morte de perto, mas abriu os olhos, me viu ao lado da mãe dele, e pensou que tinha que ser forte. Graças a Deus, não passou por cirurgia, o que seria ruim, porque ele está com as defesas baixas. Passei a virada com ele, que estava bem, apesar da dor abdominal. Pediu até para tirar uma foto. Ontem (sexta-feira), ele comeu pela primeira vez em três dias e postou um vídeo no Facebook agradecendo ao apoio. Vamos esperar como será a resposta ao tratamento, mas acredito que o irmão seja compatível. Estamos muito impressionado com a quantidade de pessoas doando, parece algo sobrenatural. Fãs, amigos e funcionários do Pinheiros vieram e ele está confiante. Como ele só usará as plaquetas, o sangue ajudará muita gente - revela a namorada.
Nadador Leonardo Coutinho internado na UTI de hospital e Natalia Diniz (Foto: Arquivo Pessoal)Natalia Diniz fez a sua doação na manhã deste sábado (Foto: Arquivo Pessoal)
Natália, que fez a sua doação na manhã deste sábado, tem contado com o apoio da família, dos amigos e da Igreja Evangélica. E a corrente trouxe força para Leonardo, que se mostrou emocionado ao perceber tantas pessoas preocupadas com a sua saúde. Np primeiro vídeo publicado para os amigos no Facebook, ele retribuiu o carinho: "Valeu, rapaziada. Obrigado pela força e as palavras, obrigado por tudo, um beijo para todo mundo". No segundo, publicado neste sábado, ele não segurou as lágrimas: "Queria agradecer a todos pelas doações, vocês estão me ajudando a ficar forte. Hoje, o sangue de vocês corre nas minhas veias. Fé em Deus, continuem orando por mim. Senti algumas tonturas, mas tive uma ótima noite de sono. Está tudo bem".
Leonardo sofreu uma hemorragia na região do intestino na última quarta-feira e teve o sangramento estancado na quinta-feira, mas permanece na UTI. Apesar de ter sentido fortes dores abdominais, ele não precisou passar por cirurgia. O nadador precisa repor as plaquetas consumidas pela leucemia e pela hemorragia. As doações (qualquer tipo sanguíneo) devem ser feitas no nome de Leonardo, no Banco de Sangue Paulista, que conta com unidades na Rua Alceu de Campos Rodrigues, 46, na Vila Nova Conceição (11 3048-8969), e na Rua Iguatinga, 382, em Santo Amaro (11 5521-4013).
Leonardo Coutinho e o irmão, possível doador de medula (Foto: Arquivo pessoal)Leonardo Coutinho e o irmão, possível doador de medula (Foto: Arquivo pessoal
)