A célula é a unidade estrutural e funcional do nosso organismo, assim como um tijolo pode ser considerado a unidade estrutural de um grande edifício.
|
A célula é formada por dois compartimentos que são o citoplasma e o núcleo. No núcleo e no citoplasma existem vários componentes das células, que são necessários para manter a sua vida e reprodução.
A célula é rica em água, podendo esta ser considerada um grande laboratório onde se passam todas as reações químicas necessárias às nossas funções.
|
No núcleo localizam-se os nossos 23 pares de cromossomos, que contém o DNA. O DNA alberga os genes que são responsáveis pela síntese das proteínas, estas que controlam quase todas as nossas funções.
|
Quando adoecemos as primeiras alterações ocorrem no nível dos nossos genes. Ocâncer é a transformação de uma célula normal em um célula cancerosa (malígna).
Os agentes físico (ex. raios solares); químicos (ex. derivados do tabaco); os biológicos (alguns vírus como o da hepatite B e do papiloma HPV), transformam os genes normais, chamados de protooncogenes em genes produtores de câncer, chamados deoncogenes.
|
Em nossas células existem genes que nos protegem contra o câncer, chamados de genessupressores de tumores e genes de reparo.
Quando há um desequilíbrio a favor dos oncogenes, desenvolvemos algum tipo de câncer.
|
A célula cancerosa se divide em progressão Geométrica ( 1-2-4-8-16)
|
Além deste tipo de câncer, gerado por agentes físicos, químicos e biológicos (câncer esporádico), temos o câncer hereditário.
No câncer hereditário herdamos um defeito genético do nosso pai ou da mãe e basta adquirirmos mais algumas alterações para termos câncer. É característico de pessoas mais jovens e com vários casos na família. Como acontece por exemplo em certos casos de câncer do intestino grosso, da mama e etc...
|
O câncer é uma doença comum, perfeitamente curável. A cura depende principalmente do diagnóstico precoce e tratamento especializado.
O nº total de novos casos de câncer esperados nos Estados Unidos e no Brasil no ano de 2000 foram de:
USA -> Total = 1.220.000
BRASIL -> Total = 284.205
Os números de casos dos tipos mais comuns de câncer no Brasil (Homem e Mulher). Excluindo-se o câncer de pele. Ano de 2000.
MULHER
Os números de casos dos tipos mais comuns de câncer nos Estados Unidos(Homem e Mulher). Excluindo-se o câncer de pele. Ano de 2000.
MULHER
O câncer, nas suas fases iniciais, é uma doença indolor. A dor, aparece comumente, nas fases avançadas da doença.
Noventa por cento dos tumores malignos podem ser curados, desde que diagnosticados precocemente e tratados de maneira correta. O tratamento nas fases iniciais, além das altas taxas de cura, não leva a nenhuma mutilação e custa menos.
Para se fazer um diagnóstico precoce, é necessário perder o medo da doença e procurar o médico certo.O tratamento incorreto no início da doença, muito contribui para diminuir as chances de cura.
Para se fazer um diagnóstico precoce, o onco-check-up é fundamental. A cada 6 meses, passar pelo médico que conheça a história natural da doença, converse com você, examine-o da cabeça aos pés e solicite os exames que julgar necessário.
|
O câncer, nas suas fases iniciais, em geral, não apresenta sintomas. Veja a relação de alguns sinais e sintomas que podem estar relacionados à doença:
|
Alterações no hábito intestinal
Mudança de aspecto das verrugas, pintas ou sinais
_______Câncer da pele_______
Caroços ou nódulos na mama e em outras partes do corpo
O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA
Primeiro, a dúvida ... um caroço, um nódulo, um exame com “problema”... Depois, a espera: uma biópsia da mama... Enfim, o diagnóstico: câncer de mama! E agora? Vou morrer? Quanto tempo tenho de vida? E o meu seio? E os meus filhos? Como vão ficar? E o meu marido, quando souber?
Quantas dúvidas e “certezas” passam na cabeça de uma mulher nesse momento... Ouça os profissionais de saúde que estão envolvidos no seu tratamento. Anote suas perguntas e ... Pergunte! Desabafe!
Apesar de ser um tumor maligno, o câncer de mama é uma doença que pode ser curada se detectada a tempo, o que nem sempre é possível pois o medo de um diagnóstico é muito grande. Não perca tempo!
Se você acha que tem um caroço na mama, procure um médico imediatamente!
_________________________________________________________
A maioria dos nódulos que aparecem nas mamas são benignos. Os cistos são as alterações benignas mais comuns. São dolorosos e aumentam antes da menstruação. Eles não se transformam em câncer.
Os fibroadenomas também são tumores benignos freqüentes e podem ser tratados facilmente apenas com uma pequena cirurgia, geralmente com anestesia local.
A saída de secreção pelo mamilo pode ser normal. Porém, quando esta saída de secreção é de um lado só, sai sem apertar e é sanguinolenta ou totalmente transparente (como água) , deve ser investigada.
O câncer é um nódulo que cresce rapidamente e geralmente não dói.
Como realizar o auto-exame
A mulher pode fazer a detecção precoce do câncer de mama através de um exame visual e de palpação. Este exame deve ser realizado cerca de 7 dias após a menstruação ou, para aquelas que não menstruam mais, uma vez por mês (por exemplo, na data do aniversário).
Exame visual
1) Em frente ao espelho, olhe suas mamas, procurando alterações nos mamilos ou pregas na pele, assim como covinhas.
2) Junte as mãos atrás da cabeça e empurre-as para a frente. Observe se há alguma mudança na pele ou na forma das mamas.
3) Aperte as mãos firmemente contra os seus quadris e dobre-se um pouco para a frente. Observe com muita atenção se a pele ou a forma das mamas sofrem alguma mudança.
Palpação
1) Deite-se com uma almofada pequena embaixo das costas do lado direito, com o braço deste mesmo lado debaixo da nuca.
2) Com os três dedos do meio da sua mão esquerda, examine a mama direita, firme e cuidadosamente, em toda a sua extensão. Comece pela superfície externa, apertando a parte média e plana dos seus dedos contra a mama. Mova-os em pequenos círculos de fora para dentro, até chegar ao mamilo. Preste atenção se existem massas ou inchaços que você não tenha notado antes.
3) Repita o procedimento para examinar a mama esquerda.
4) Agora, de pé, toque suavemente a mama direita com os dedos da mão esquerda , começando na axila e movendo pouco a pouco a mão ao redor da mama em direção ao mamilo.
5) Inverta a posição para examinar o lado esquerdo. Este exame pode ser feito também durante o banho, já que, com o peito ensaboado, os dedos deslizam facilmente e não é preciso pressionar.
É o exame das mamas realizado pelo médico.
O exame das mamas deve ser feito rotineiramente em consulta ginecológica, a cada seis meses. Além do ginecologista, existe ainda um médico especialista em doenças das mamas, chamadomastologista. Em caso de dúvida, o ginecologista pode encaminhar a paciente ao mastologista. Além disso, qualquer médico pode fazer o exame das mamas, inclusive o clínico geral. Atenção: A mamografia não substitui o exame das mamas realizado pelo médico. Existem nódulos que não aparecem na mamografia, mas são palpáveis!
_________________________________________________________
Mamografia
Para saber se um tumor é benigno ou maligno, o médico precisará fazer alguns exames. O principal deles é a mamografia, que é feita com um aparelho de raio-X especial.
Este exame é muito simples: consiste em colocar a mama entre 2 placas de acrílico, que será comprimida. É importante saber que para fazer um exame adequado é necessário apertar um pouco a mama. Portanto, pode incomodar se for realizado quando as mamas estiverem dolorosas (por exemplo: antes da menstruação).
Assim, deve ser feito cerca de uma semana após a menstruação.
É um exame obrigatório em mulheres com mais de 40 anos ou já a partir dos 35 anos quando existirem muitos casos de câncer de mama na família. Geralmente é realizado uma vez ao ano. Em mulheres com menos de 35 anos, normalmente não é necessário fazer este exame devido à característica própria da glândula nessa idade.
A radiação recebida pela paciente durante a realização do exame é um pouco maior que uma chapa de pulmões, portanto não é prejudicial.
A mamografia permite descobrir o câncer de mama quando o tumor é bem pequeno e ainda não é percebido na palpação.
Quando o exame de palpação ou a mamografia forem suspeitos, é necessária a confirmação do diagnóstico através da biópsia. A biópsia é a retirada de um pedaço do nódulo suspeito através de uma pequena cirurgia ou através de agulhas, dependendo de cada caso. O nódulo pode também ser retirado por inteiro. Este material é então analisado e depois de alguns dias, se for necessário, faz-se a cirurgia.
Biópsia e cirurgia
Com freqüência, a mulher que possui um nódulo suspeito pode fazer a biópsia e a cirurgia de uma só vez. Enquanto a mulher aguarda na sala de cirurgia, ainda anestesiada, o caroço é retirado e imediatamente analisado e confirmado ou não o diagnóstico de câncer. Se confirmado, continua-se a cirurgia com a retirada parcial ou total da mama.
É importante saber que em nenhum dos casos existe prejuízo para o tratamento. Não existe solução ideal. Fazer a cirurgia no mesmo dia ou após alguns dias não irá mudar nada. Cada mulher nesta situação deverá conversar com seu médico para decidir o que é mais adequado.
O Raio-X da mama é um importante meio auxiliar no diagnóstico do câncer da mama. A imagem acima demonstra um nódulo esbranquiçado espiculado. Exemplo típico de um câncer de mama.
_________________________________________________________
|
Rouquidão permanente ou tosse sem motivo aparente
Tosse que não melhora em pouco tempo, rouquidão sem causa aparente, escarro sanguinolento, não são sinais obrigatórios de câncer das vias aéreas, como por exemplo o pulmão e a laringe, mas esta possibilidade deve ser afastada, principalmente em pessoas que fumam, antes de serem tratados como indícios de doença benigna.
O tabagismo é responsável por vários tipos de câncer e outras doenças graves como o infarto do miocardio, enfisema pulmonar, úlcera duodenal, insuficiência vascular periférica, maleficios ao feto e fala-se até em impotência sexual. Previna-se dessas doenças não fumando e educando seus filhos para não fumar.
Veja as imagens abaixo:
Proteja as suas coronárias o seu coração é muito importante para você. |
OUTROS SINTOMAS:
|
A visão do especialista sobre o diagnóstico e a terapêutica do câncer, pela sua própria formação, é diferente dos médicos não especializados. A formação destes especialistas, hoje, é feita sobre a forma de residência médica, em geral, com duração de 5 anos.
A melhor maneira de procurar o seu profissional, é analisando o seu currículo, onde deve constar a sua formação na especialidade, sua experiência profissional e trabalhos publicados em revistas médicas ( não tomar como referência jornais, revistas não médicas e médicos que falam sobre a doença em rádios, televisão e outros meios de comunicação não adequados para comunicação científica). Um trabalho científico para ser publicado em revista médica, em geral, é analisado por médicos, e só é publicado, caso haja algum mérito. Por outro lado os trabalhos publicados em revistas indexadas têm um valor muito maior do que aqueles publicados em periódicos não indexados.
|
O câncer é uma doença genética, ou seja, quem adoece é o gene
ESPORÁDICO -> Adquirimos durante a vida e em 80 - 85% dos casos acomete pessoas mais idosas.
HEREDITÁRIO -> Trazemos do berço e em 10 -15% dos casos acomete pessoas mais jovens que tem uma história familiar típica.
|
A medida que o tumor vai crescendo, êle infiltra os tecidos vizinhos, como se fosse as patas de um caranguejo infiltrando a areia do mar ao andar na praia, daí surgiu o símbolo do câncer como sendo "O CARANGUEJO".
A medida que este tumor vai infiltrando os tecidos vizinhos, invade vasos sanguíneos e os linfáticos e as células são levadas à distância dando origem às metástases ou raízes à distância.
|
As principais formas de tratamento do câncer são: cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. Frequentemente, a associação delas que chamamos de tratamento multidisciplinar, contribui em muito para melhorar os resultados. |
|
Perguntas que se deve fazer ao médico em relação ao tumor
|
|
M E N U |
Dr. Ademar Lopes/ Cirurgia Oncológica / Copyright ©
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Consultório: Av. República do Líbano, 894
Fones: / 3887-8649 / 3884-3470
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Consultório: Av. República do Líbano, 894
Fones: / 3887-8649 / 3884-3470
Nenhum comentário:
Postar um comentário