sexta-feira, 20 de abril de 2012

Gêmeos: Vizinhos de Útero celebra dois anos!

Aula de Embriologia - Formação de Gêmeos - Parte 1

Concepção - Sistema Reprodutivo 3D HD

combater a aids e a malaria e outras doenças

qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

melhorar a saude das gestantes

nós podemos!!!!!

reduzir a mortalidade infantil

igualdade entre sexos e valorização da mulher

educação basica de qualidade para todos

acabar com a fome e a miseria

Gemeos univitelinos e bivitelinos?

joco loco

Gemeos univitelinos e bivitelinos?

bom eu sei o que é,univitelinos são gemeos identicos e bivitelinos diferentes!mas eu naum sei como se formam!
alguem pode me explicar?quero o q acontece em bivitelinos e univitelinos,como se formam,porque em um é diferente e o outro é igual?
rose g by rose g
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25 de abril de 2007
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607 (Nível 2)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Nos gêmeos univitelinos a formação de um único zigoto( um unico óvulo e um espermatozóide) formado vai dar origem a dois novos seres por isso são idênticos tem a mesma carga genética.já no casos do bivitelinos serão formados dois zigotos, ou seja dois óvulos foram fecundaddos.

Qual a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos?


tete_e_meninas diz
http://imageserve.babycenter.com/26/000/111/8mTrHto0VeZYsWoDH6mQw7JgH57N2HPX
Oi Carol! Bonito nome... rsss A gente aqui em casa ficou na surpresa se elas seriam idênticas ou fraternas, fiquei nessa curiosidade doida até a Beatriz sair da UTI e eu colocar ela do lado da Carol e ver que elas são fraternas. Elas são parecidíssimas, agora que são maiores nem tanto, mas a maioria das pessoas não consegue perceber as diferenças...

Nessa fotinho elas estavam com 5 meses....

beijos
27/02/12
http://imageserve.babycenter.com/14/000/096/cj4uv4z1C5AjrsXdrSekkIxdvUMn76Ib
bruh2012 diz
Oi Carol, os meus são univitelinos meu meninos, mas sei que os Bivitelinos podem ou não ser idênticos.. infelizmente vc só vai saber no momento em que nascerem! 
Bjão.
27/02/12
http://imageserve.babycenter.com/1/000/113/0YdqWAtvoEQWyB11OyWeCMdBdoQ9I8jp
Lullyslinda diz
http://imageserve.babycenter.com/5/000/111/V3BLtGLqmpltT7GWyi2ZLFV4VePyzUhR
Oi Carol! Eu tenho um casal bivitelino.
Quando nasceram se pareciam um pouco em tudo. 
Agora com quase 7 meses cada um é um. Não só por conta do gênero, mas principalmente pela personalidade.
Segue fotinho de Pedro e Valentina
27/02/12
http://imageserve.babycenter.com/15/000/079/P4drmETAeGKDGzHIXdafrYV1d1ncMihb
CarolMendes3 diz
Obrigada meninas, estou cada vez mais anciosa para ver o rostinho delas.
Mas vcs ja me ajudaram bastante. Bjus e saude para seus bbs.
02/03/12
http://imageserve.babycenter.com/21/000/092/5Uu4qmeQfbPWyHEs1SLnCluVzOQ7k3lc
MY82 diz
Olá... sou mãe das gemeas Isabelle e Júlia. elas são bivitelino, é engraçado o espanto das pessoas uma é morena clara , a outra branca branca branca rsrsr eu sou morena e o meu esposo é branco , eu nao acho parecidas , mais as pessoas ainda trocam os nomes e nao sabe quem é quem .. mais acreditos que elas ainda vao mudar pois estão apenas com 47 dias ...

bjsssss
04/03/12
http://imageserve.babycenter.com/20/000/111/PmCPeCiPUkrpJwTkz63ZosfYirrhvy0x
DRICA6 diz
Carol...eu observei na ultra dos meus gemeos que um é bochechudo e o outro tem um rostinho afiladinho (Estou com 28 semanas). Pode ser apenas impressão ou questao de um estar mais gordinho que o outro, mas pelo que tudo indica, no meu caso, nao serão identicos nao. Me importa mesmo, amiga, é que venham a termo e com mta saude. Beijosss
04/03/12
http://imageserve.babycenter.com/15/000/079/P4drmETAeGKDGzHIXdafrYV1d1ncMihb
Sandi1 diz
Olá sou nova por aqui... estou gravida de gêmeos e estou com descolamento de 20% da placenta de um dos sacos gestacionais... alguem já passou por isso ? bj
13/03/12
http://imageserve.babycenter.com/15/000/079/P4drmETAeGKDGzHIXdafrYV1d1ncMihb
ErikaMazucato diz
Meninas estou de 5 semanas mais.ainda nao ouvi o coracao dos doisss sera que vou ouvirrr
25/03/12
http://imageserve.babycenter.com/15/000/079/P4drmETAeGKDGzHIXdafrYV1d1ncMihb
ciegato diz
http://imageserve.babycenter.com/29/000/114/0jwKMa5eq24O1mRzvNXcAKDDUzEfssox
Oie as minhas são bivitelinas,umas mais pretinha e outra mais clara, puxou minha mae, apesar de meu esposo é negro, as pessoas ficam assim, mas as duas são a cara dele, amo demais,kkkkkk
tete_e_meninas diz
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Oi Carol! Bonito nome... rsss A gente aqui em casa ficou na surpresa se elas seriam idênticas ou fraternas, fiquei nessa curiosidade doida até a Beatriz sair da UTI e eu colocar ela do lado da Carol e ver que elas são fraternas. Elas são parecidíssimas, agora que são maiores nem tanto, mas a maioria das pessoas não consegue perceber as diferenças...

Nessa fotinho elas estavam com 5 meses....

beijos
27/02/12
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bruh2012 diz
Oi Carol, os meus são univitelinos meu meninos, mas sei que os Bivitelinos podem ou não ser idênticos.. infelizmente vc só vai saber no momento em que nascerem! 
Bjão.
27/02/12
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Lullyslinda diz
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Oi Carol! Eu tenho um casal bivitelino.
Quando nasceram se pareciam um pouco em tudo. 
Agora com quase 7 meses cada um é um. Não só por conta do gênero, mas principalmente pela personalidade.
Segue fotinho de Pedro e Valentina
27/02/12
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CarolMendes3 diz
Obrigada meninas, estou cada vez mais anciosa para ver o rostinho delas.
Mas vcs ja me ajudaram bastante. Bjus e saude para seus bbs.
02/03/12
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MY82 diz
Olá... sou mãe das gemeas Isabelle e Júlia. elas são bivitelino, é engraçado o espanto das pessoas uma é morena clara , a outra branca branca branca rsrsr eu sou morena e o meu esposo é branco , eu nao acho parecidas , mais as pessoas ainda trocam os nomes e nao sabe quem é quem .. mais acreditos que elas ainda vao mudar pois estão apenas com 47 dias ...

bjsssss
04/03/12
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DRICA6 diz
Carol...eu observei na ultra dos meus gemeos que um é bochechudo e o outro tem um rostinho afiladinho (Estou com 28 semanas). Pode ser apenas impressão ou questao de um estar mais gordinho que o outro, mas pelo que tudo indica, no meu caso, nao serão identicos nao. Me importa mesmo, amiga, é que venham a termo e com mta saude. Beijosss
04/03/12
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Sandi1 diz
Olá sou nova por aqui... estou gravida de gêmeos e estou com descolamento de 20% da placenta de um dos sacos gestacionais... alguem já passou por isso ? bj
13/03/12
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ErikaMazucato diz
Meninas estou de 5 semanas mais.ainda nao ouvi o coracao dos doisss sera que vou ouvirrr
25/03/12
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ciegato diz
http://imageserve.babycenter.com/29/000/114/0jwKMa5eq24O1mRzvNXcAKDDUzEfssox
Oie as minhas são bivitelinas,umas mais pretinha e outra mais clara, puxou minha mae, apesar de meu esposo é negro, as pessoas ficam assim, mas as duas são a cara dele, amo demais,kkkkkk

Qual a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos?

duvidao.yrespostas by duvidao....
Membro desde:
07 de junho de 2006
Total de pontos:
2.191 (Nível 3)

Melhor resposta - Escolhida por votação

Os gêmeos podem ser formados de duas maneiras. Os univitelinos (ou idênticos) são os que resultam da fecundação de um único óvulo por um único espermatozóide; por isso, têm exatamente a mesma carga genética e, necessariamente, o mesmo sexo. Eles são geneticamente idênticos e extremamente parecidos. Já os bivitelinos são formados através da fecundação de dois (ou mais) óvulos, cada um por um espermatozóide diferente. Isso acontece quando a mulher ovula mais de uma vez no ciclo menstrual. Esses tipos de gêmeos têm cargas genéticas diferentes e não necessariamente são do mesmo sexo, podendo até ter tipos sangüíneos diferentes.
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Outras Respostas (1)

  • Fezinha by Fezinha
    Membro desde:
    08 de junho de 2006
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    247 (Nível 1)
    Univitelnos surgiram a partir de 1 óvulo fecundado q se dividiu em 2, são os gêmeos idênticos. Já os bivitelinos foram 2 óvulos diferentes fecundados, são os gêmeos diferentes (1 menino e 1 menina, por ex.)

Significado de Zigoto

Significado de Zigoto

O que é Zigoto:

Zigoto ou Ovo é a célula resultante da união dos núcleos de duas células mutuamente compatíveis; é o produto da reprodução sexuada. Nos animais, o zigoto é denominado ovo e resulta da união de dois gametas, é uma célula capaz de guardar as características genéticas dos progenitores, podendo gerar todas as linhagens celulares do organismo adulto.
Zigoto é a célula formada pela fusão dos gametas masculino e feminino, e que dará origem, por diferenciação e embriogênese, ao novo ser da espécie
Nas plantas, o zigoto vai dar origem ao esporófito, a fase que produz esporos; a germinação desses esporos dá origem ao gametófito, capaz de produzir os gâmetas haploides. Nas espermatófitas, o zigoto primeiro se transforma num embrião que se encontra dentro da semente, enquanto nas pteridófitas, o zigoto se desenvolve diretamente na planta adulta
Nos fungos, zigoto é a célula resultante da fusão dos núclos de duas hifas sexualmente compatíveis e dá origem a um zigósporo, que produz uma nova hifa cujos núcleos irão sobre a meiose e gerar esporos capazes de se desenvolver em novos indivíduos haplóides
O significado de Zigoto está na categoria: Geral

GÉMEOS FRATERNOS

GÉMEOS FRATERNOS

.

Liminarmente há dois tipos de gémeos.

Os gémeos idênticos ou monozigóticos, provenientes dum óvulo (zigoto) fecundado por um espermatozóide e que só posteriormente é que é feita a divisão celular.

São tão idênticos que chegam a confundir os pais.

Têm sempre os mesmos cromossomas sexuais, pelo que são sempre do mesmo sexo.

Também há os gémeos fraternos (dizigóticos), provenientes de dois óvulos fertilizados.

É a estes que me vou referir (os gémeos fraternos).

Vivem em mundos diferentes, em bolsas amnióticas e placentas distintas e podem ser de sexos diferentes e até o tipo de sangue também ser diferente.

Em ambos os casos, nascem ao mesmo tempo, mas nos gémeos fraternos, até os pais perguntam qual o mais velho?

Legalmente é fácil responder, mas biologicamente as coisas não serão tão simples.

As gravidezes múltiplas têm umas certas peculiaridades: têm mais riscos que numa gravidez normal, os bebés nascem com peso inferior e … nascem ao mesmo tempo.

É esse nascimento compartido que levará mais tarde os gémeos fraternos (por vezes até os idênticos) a fazerem perguntas ao longo da vida, mas especialmente no dia de anos: quem nasceu primeiro, se o parto foi prematuro, se nasceram normalmente ou por cesariana …

Mas a pergunta rainha é, sem qualquer dúvida, quem nasceu primeiro e portanto é o mais velho? (nunca se ouve perguntar quem nasceu em último e é o mais novo).


Depois que alguém as formule, surgirão as diferentes respostas sem que nada ou ninguém saiba, na realidade qual a correcta.

Mas geralmente as respostas podem classificar-se ou colocar em duas atitudes:

- é mais velho o que nasce antes, porque o nascimento é o ponto de referência.

– é mais velho o que nasce depois, porque se formou antes.

Da perspectiva legal, é muito simples e claro, o que nasce antes é o mais velho.

Agora … bem, do ponto de vista biológico nenhuma destas respostas é verdadeira, já que não é possível saber quem é que se formou, no que se refere aos gémeos fraternos.

A ordem de nascimento é uma questão que depende do local da implantação dos embriões no endométrio uterino e isto depende da sorte ou azar.

Também, secundariamente, depende do trabalho de parto.

Portanto, saber qual dos embriões, dos gémeos fraternos, se gerou primeiro é tecnicamente impossível em gravidezes normais.

Tão-pouco serviria de muito tentar averiguá-lo, porque a diferença máxima de tempo entre a formação de ambos os gémeos seria de aproximadamente 24 horas, que é o tempo que os óvulos, depois da ovulação, estão viáveis para a fecundação.

Se um embrião de um dos gémeos se implanta mais perto do colo uterino que o outro, tem muitas probabilidades, para não dizer quase todas de nascer com o Bilhete de Identidade de mais velho.


Porque é o que está mais perto da saída e além do mais, impede a passagem ao seu irmão para nascer, o que só sucederá depois dele ver se o tempo está bom cá fora ...

É o mesmo que estar em casa (ou melhor, num buraco, para ajustarmos as dimensões) e um está mais perto da “porta” e bloqueia a saída a outra pessoa que esteja atrás dele.

O mesmo sucederá ao zigoto que realize um percurso menor, implantando-se numa zona mais perto das trompas e mais longe do colo do útero, que o outro zigoto, pois será, com quase toda a certeza, o gémeo que nascerá em último.

Para além de tudo, no momento do parto, o dito zigoto (agora um feto) terá todo o trabalho feito durante o parto; já que o seu irmão se “encarregou de abrir caminho” através do canal do parto, durante a dilatação e portanto, o seu tempo de saída será muito menor.

O curioso do caso é que o primogénito (gerado primeiro) não é certo, por definição, um dos gémeos que nasça primeiro.

Nem necessariamente foi gerado primeiro, simplesmente implantou-se mais perto do colo uterino ou, pelo trabalho do parto, desceu antes do outro.

Analogamente, poder-se-á aplicar aos gémeos idênticos (monozigóticos), já que se geraram ao mesmo tempo (nascem do mesmo óvulo fecundado).



gemelos - gémeos monozigóticos
mellizos - gémeos dizigóticos

ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA ( professora de geografia Adriana Trabalho de escola)



1. ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA
BRASIL: Já foi cumprido o objetivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2015: de 25,6% da população em 1990 para 4,8% em 2008.
Mesmo assim, 8,9 milhões de brasileiros ainda tinham renda domiciliar inferior a US$ 1,25 por dia até 2008. Para se ter uma idéia do que isso representa em relação ao crescimento populacional do país, em 2008, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza era quase um quinto do observado em 1990 e pouco mais do que um terço do valor de 1995.

Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda inferior a um dólar por dia e a proporção da população que sofre de fome.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
Procurar informações sobre direitos e deveres dos cidadãos, para divulgá-los na comunidade e fiscalizar os órgãos competentes.
Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios do bairro.
Elaborar e distribuir material orientando sobre o que é uma boa alimentação.
Organizar e promover atividades de educação alimentar, visando o aproveitamento integral dos alimentos.
Aproveitar ao máximo os alimentos, cuidando de sua correta conservação, usando receitas alternativas e promovendo o não desperdício.
Fazer um Mural da Cidadania em escolas e locais públicos. Pesquisar e divulgar ofertas de trabalho, cursos de capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade (saúde, documentos, previdência, bolsa-família, etc).
Formar um grupo de mães de alunos que ensinem o melhor aproveitamento dos alimentos, para evitar desperdícios.
Monitorar a merenda escolar e comunicar qualquer irregularidade ao Conselho de Alimentação Escolar, ao Ministério Público ou ao Ministério da Educação pelo telefone gratuito 0800 61 6161.
Buscar parcerias que ajudem a enriquecer a alimentação oferecida por escolas e organizações sociais.
Fazer uma horta caseira e incentivar os vizinhos e as escolas do bairro a fazerem o mesmo.
Sensibilizar supermercados, restaurantes e quitandas para o não desperdício, informando-os sobre locais para onde podem ser encaminhados os alimentos excedentes.
Valorizar o desenvolvimento local, comprando e promovendo o uso de produtos do comércio solidário.

COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS

6. COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS
BRASIL: O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública. Quase 200 mil pessoas recebem tratamento com antirretrovirais financiados pelo governo. A sólida parceria com a sociedade civil tem sido fundamental para a resposta à epidemia no país.
De acordo com o UNAIDS, a prevalência de HIV no Brasil é de 0,5%, com cerca de 600 mil pessoas infectadas.


Até 2015, ter detido a propagação do HIV/Aids e garantido o acesso universal ao tratamento. Deter a incidência da malária, da tuberculose e eliminar a hanseníase.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
Fazer visitas domiciliares para mostrar os locais que podem favorecer a dengue, principalmente no verão, época de epidemias de dengue.
Incentivar a população a participar das campanhas de vacinação.
Fazer campanhas de informação, mobilização e prevenção à Aids e de outras doenças epidêmicas.
Divulgar informações sobre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), na comunidade. Orientar sobre sintomas e busca de tratamento médico.
Fazer levantamento sobre os serviços disponíveis – remédios, postos de saúde, centros de atendimento.
Cuidar de nossa higiene, e incentivar e orientar que outros façam o mesmo.
Usar preservativo, exigir sangue testado e não compartilhar seringas e agulhas, prevenindo-se do HIV.
Procurar um posto de saúde ao identificar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dormentes na pele. Hanseníase tem cura.
Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular que outras pessoas o façam.
Não deixar acumular água em plantas, vasos, calhas, pneus, vidros e outros recipientes, evitando que surjam focos do mosquito transmissor da dengue em casa, na rua, no bairro.
Encaminhar as pessoas com febre e tosse persistentes ao serviço de saúde, além de orientar os portadores de tuberculose para que façam o tratamento completo – mesmo que não apresentem mais os sintomas da doença.
Sensibilizar familiares e amigos a não estimularem o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o alcoolismo e suas conseqüências.
Identificar, na família e na comunidade, pessoas que fazem uso abusivo de álcool, encaminhando-as aos serviços de saúde para tratamento médico e apoio psicossocial.
Incentivar o debate entre a universidade, as escolas e a comunidade para atingir mais amplamente esse objetivo.

QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

7. QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
BRASIL: O país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia. Acesso à água potável deve ser universalizado, mas a meta de melhorar condições de moradia e saneamento básico ainda depende dos investimentos a serem realizados e das prioridades adotadas pelo país. O ODM 7 é considerado por muitos como um dos mais complexos para o país, principalmente na questão de acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas e nas zonas rurais.

Promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e esgotamento sanitário.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
Fazer campanhas de uso racional de água e energia.
Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores.
Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.
Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela.
Não fumar em ambientes públicos fechados.
Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas. Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas.
Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica.
Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças.
Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares.
Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.
Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras.
Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado.

MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES

MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES
BRASIL: Foi registrada uma redução na mortalidade materna, desde 1990, de praticamente 50%. A Razão de Mortalidade Materna (RMM) corrigida para 1990 era de 140 óbitos por 100 mil nascidos, enquanto em 2007 declinou para 75 óbitos. O relatório explica que a melhora na investigação dos óbitos de mulheres em idade fértil (10 a 49 anos de idade), que permite maior registro dos óbitos maternos, possivelmente contribuiu para a estabilidade da RMM observada nos últimos anos da série.


Reduzir em três quartos, até 2015, a taxa de mortalidade materna. Deter o crescimento da mortalidade por câncer de mama e de colo de útero.


SUGESTÕES DE AÇÕES:
Fazer campanhas sobre:
-Planejamento familiar.
-Prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
-Gravidez de risco.
-A importância do exame pré-natal.
-Nutrição da mãe e aleitamento materno.
Não se automedicar e não receitar remédios para gestantes.
Propiciar um ambiente agradável, afetivo e pacífico às gestantes em casa, no trabalho, no dia a dia, dando prioridade a elas, cedendo a vez em filas, auxiliando-as em seu deslocamento e no carregamento de pacotes.
Presentear uma grávida em situação de desvantagem social com um enxoval para seu bebê.
Acompanhar uma gestante, garantindo a realização do pré-natal, oferecendo transporte para as consultas e facilitando a aquisição de medicamentos, quando necessário.
Divulgar informações sobre saúde para gestantes e articular palestras em Postos de Saúde, Centros Comunitários e instituições como a Pastoral da Criança.
Participar de iniciativas comunitárias voltadas para a melhoria da saúde materna e o atendimento à gestante (pré-natal e pós-parto).
Incentivar o debate entre a universidade, a escola e a comunidade.
Reunir mulheres grávidas para troca de experiências.
Incentivar a educação para gestantes.

Cidadania e Democracia - Escola do Povo

Cidadania e Democracia - Escola do Povo

A série de dez interprogramas CIDADANIA E DEMOCRACIA mostra as ferramentas que temos para exercitar nossa cidadania e como podemos usá-las para participar da democracia.
Este é o programa sobre a Escola do Povo. Na favela de Paraisópolis, a segunda maior de São Paulo, 80% dos moradores são analfabetos. Diante desse dado, um grupo de jovens moradores fundou a Escola do Povo, que alfabetiza adultos que vivem na comunidade. Mais de mil pessoas já aprenderam a ler e a escrever graças à iniciativa desses jovens.

REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL


4. REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL
BRASIL: A mortalidade de crianças com menos de um ano foi de 47,1 óbitos por mil nascimentos, em 1990, para 19 em 2008. Até 2015, a meta é reduzir esse número para 17,9 óbitos por mil. A expectativa é de que esse objetivo seja cumprido ainda antes do prazo, mas a desigualdade ainda é grande: crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas, e as nascidas de mães negras e indígenas têm maior taxa de mortalidade. Por região, o Nordeste apresentou a maior queda nas mortes de zero a cinco anos.

Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
Fazer campanhas para mostrar:
  • Como as vacinas protegem o bebê;
  • Como a higiene pode evitar algumas doenças;
  • Nutrição adequada para o bebê;
  • Importância do aleitamento materno.

IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER

3. IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER
BRASIL: As mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. Em 1998, 52,8% das brasileiras eram consideradas economicamente ativas, comparadas a 82% dos homens. Em 2008, essas proporções eram de 57,6% e 80,5%. A participação nas esferas de decisão ainda é pequena. Em 2010, elas ficaram com 13,6% dos assentos no Senado, 8,7% na Câmara dos Deputados e 11,6% no total das Assembleias Legislativas.


Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino em todos os níveis de ensino, no mais tardar até 2015.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
Visitar a câmara municipal, entrevistar as vereadoras e conhecer suas propostas para ajudar as mulheres de sua cidade.
Divulgar que existem, nas grandes cidades, centros de atendimento para mulheres, onde elas podem denunciar a violência e ter um acompanhamento físico e psicológico.
Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho para mulheres.
Incentivar ações que estimulem as mulheres a buscar alternativas de geração de renda.
Educar filhos e filhas para que eles realizem, com igualdade, o trabalho do dia a dia em casa.
Não reproduzir expressões como “isso é coisa de mulher”, que sejam contra a dignidade da mulher ou que a coloquem em situação de inferioridade.
Denunciar casos de violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo telefone gratuito 0800 99 0500 ou procurar o Conselho Tutelar da cidade. Nos casos de agressão física e de violência sexual contra mulheres, ligar para o telefone gratuito do Disque Denúncia da Polícia Civil 0800 84 29 99 (RN).
Não empregar crianças, para não prejudicar seu desenvolvimento ou comprometer sua infância, e denunciar os casos conhecidos de trabalho infantil para a Delegacia Regional do Trabalho.
Não valorizar e não comprar produtos que explorem o corpo da mulher em sua comercialização, exigindo o cumprimento da regulamentação publicitária e fortalecendo o senso critico da sociedade.
Atuar em atividades em prol da melhoria da auto-estima das mulheres, promovendo a valorização e o respeito em todas as fases do seu ciclo de vida (infância, adolescência, gravidez, maternidade, velhice).
Encorajar as jovens para que busquem seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho.
Incentivar adolescentes mães a retomarem seu projeto de vida, combatendo qualquer situação que dificulte seu acesso às escolas públicas.

EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS

2. EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS
BRASIL: Os dados do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM são de 2008: 94,9% das crianças e jovens entre 7 e 14 anos estão matriculados no ensino fundamental.
Nas cidades, o percentual chega a 95,1%. O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres e as crianças das regiões norte e nordeste. Outro desafio é com relação à qualidade do ensino recebida.

Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade.
Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola.
Mostrar que atividades recreativas e esportivas também são educativas. Disciplina, respeito e cooperação podem ser reforçados nesses momentos.
Organizar ou participar de campanhas de doação de livros e de materiais didáticos para instituições e bibliotecas.
Fazer e manter uma biblioteca alegre e acolhedora, e mostrar que a leitura é um prazer.
Acolher e respeitar os alunos especiais, além de denunciar professores e escolas que não promovam a inclusão dos portadores de deficiências.
Identificar crianças fora da escola e encaminhá-las para o ensino, além de denunciar o fato ao Conselho Tutelar da cidade.
Fazer o acompanhamento de uma criança incentivando-a e monitorando seu desempenho.
Participar do Conselho Escolar e acompanhar o desempenho da escola.
Organizar aulas de reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentivá-los a freqüentar um curso de alfabetização.
Incentivar a criação e o trabalho voluntário em creches para crianças de 0 a 4 anos.