sábado, 5 de maio de 2012

Herpes-zóster



Lesões típicas do herpes-zóster
O herpes-zóster, também chamado de cobreiro, é causado pelo mesmo vírus da catapora: o herpes-vírus varicela-zoster, e só ocorre em pessoas que já tiveram essa doença. O que acontece é que, mesmo após a cura da catapora, o vírus ainda permanece no organismo, de forma latente, em terminais nervosos.
Assim, apesar de as pessoas que já foram acometidas pela catapora estarem imunes a reincidências, em situações nas quais a imunidade se apresenta comprometida, há a possibilidade do vírus se reativar, provocando o herpes-zóster. Pessoas de idade mais avançada, transplantados, soropositivos, com deficiências imunológicas, em situação de estresse ou em processo de quimioterapia, estão mais propensos a adquirir essa doença.

As regiões do pescoço, face, entre as costelas e da cintura para baixo, são as mais frequentemente afetadas. Ela se apresenta avermelhada e com pequenas bolhas, dispostas em faixas, acompanhando o nervo. Em quase todos os casos, manifesta-se somente de um lado do corpo.

O paciente tende a sentir bastante dor e, em alguns casos, formigamento. Tais sintomas costumam aparecer poucos dias antes do surgimento das lesões, algumas vezes juntamente com febre, mal-estar e dor de cabeça. O comprometimento dos nervos afetados é uma complicação que pode ocorrer, provocando dores persistentes (neuralgia pós-herpética), por muito tempo, mas que na maioria das vezes cessa de forma espontânea, em até um ano. Caso ocorra na cabeça e/ou pescoço, o herpes-zóster pode provocar cegueira, se afetar o nervo responsável pela visão; ou mesmo encefalite, se o cérebro for atingido.

Para aquelas pessoas que já foram vacinadas contra a catapora, os riscos de adquirir o herpes-zóster é mínimo e, caso ocorra, os sintomas são muito mais brandos. Há também uma vacina específica para o zóster, mas ainda não é amplamente utilizada no Brasil.
Pata tratamento é imprescindível o acompanhamento médico. Embora as lesões tendam a curar naturalmente, em até quinze dias, pode ser necessário o uso de remédios para aliviar os sintomas ou mesmo acelerar o processo de cicatrização das mesmas.
É imprescindível evitar o contato com as feridas, já que isso pode propiciar a contaminação de outras pessoas e também provocar infecções bacterianas secundárias.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Um comentário:

  1. O herpes é uma condição grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de combater o herpes é tomar remédios naturais à base de plantas, li sobre DR JAMES, o grande médico que me cura herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para descobrir como ele poderia me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar em me ajudar com as ervas naturais de Deus! Após 2 dias de contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e me enviou através do DHL COURIER SERVICE SPEED POST e chegou a mim em 7 dias! Usei o medicamento conforme indicado (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou tão feliz! para pessoas que sofrem das seguintes doenças, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças auto-imunes, doença de Parkinson, lúpus e mais devem contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque eu sou um testemunho vivo e Fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou a medicação que tomei por boas 3 semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar a medicação.
    CONTATO DR JAMES PARA UM E-MAIL DE CURA PERMANENTE: drjamesherbalmix@gmail.com LIGUE OU LIGUE +2348152855846

    ResponderExcluir