sábado, 5 de maio de 2012

Hepatite A



Lavar bem as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro é uma das formas mais eficazes para se evitar a transmissão da hepatite A
Lavar bem as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro é uma das formas mais eficazes para se evitar a transmissão da hepatite A
A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, que atinge o fígado. Já existe na rede privada uma vacina contra o vírus da hepatite A, porém esta vacina é de custo elevado e, por conseguinte, é pouco acessível para a população. A ocorrência dessa doença é maior em locais com saneamento básico precário e atinge principalmente crianças, por ainda não terem noções de higiene.
A transmissão do vírus da hepatite A se dá através de água e alimentos contaminados, e do contato direto com a pessoa infectada. A manipulação por uma pessoa infectada ou a lavagem dos alimentos com água contaminada é um meio de transmissão do vírus. O consumo de frutos do mar crus ou mal cozidos também pode ser uma fonte de contágio, pois esses animais têm a capacidade de filtrar a água, e com isso acumulam uma grande quantidade de vírus em seu organismo. Pessoas saudáveis que convivem com pessoas infectadas devem tomar imunoglobulina, uma medicação prescrita pelo médico para prevenir a transmissão.
Os sintomas da hepatite A são: febre, mal-estar, fadiga, dores de cabeça, náuseas, dor abdominal e diarreias. Depois de alguns dias com a doença a pessoa pode apresentar icterícia (olhos e pele ficam amarelados), fezes de cor clara e urina de cor escura.
Geralmente dois meses após a infecção a pessoa já está curada. A hepatite A não é uma doença considerada grave e não tem medicação específica para seu tratamento. O médico prescreve remédios apenas para aliviar o desconforto causado pelos sintomas da doença. A pessoa infectada deve abolir o consumo de bebidas alcoólicas, já que nessa doença o órgão atingido é o fígado, e com isso é possível sobrecarregá-lo, piorando o quadro. Não há necessidade de repouso nem de dietas alimentares. A pessoa que já foi infectada um vez por esse vírus não corre o risco de adquiri-lo novamente.
Para que a hepatite A não seja adquirida é necessário que tenhamos alguns cuidados como:
  • Ingerir água filtrada ou fervida;
  • Lavar bem as mãos antes das refeições;
  • Lavar bem as mãos após ir ao banheiro;
  • Não compartilhar alicates de unha ou outros objetos de uso pessoal;
  • Lavar bem os alimentos com água tratada;
  • Não ingerir alimentos ou água de procedência duvidosa;
  • Vacinação.
Não podemos nos esquecer de que a automedicação pode causar sérios riscos e danos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário