segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Doenças transmitidas pelo sangue - procedimentos do Hemocentro na seleção de doadores


Doenças transmitidas pelo sangue - procedimentos do Hemocentro na seleção de doadores



tatuagem
É importante aguardar 6 meses após a realização de tatuagem para cadastrar-se como doador de sangue
Quando o doador comparece para doação de sangue, o Hemocentro da UNICAMP realiza o cadastro de seus dados pessoais em nosso banco de dados (nome, endereço, telefone, etc.) e também por uma entrevista médica.
Além desses procedimentos, o Hemocentro realiza uma série de exames no sangue que é doado. Esses exames são chamados testes sorológicos: baseiam-se geralmente na procura de anticorpos contra agente infecciosos causadores das doenças (vírus, bactérias, etc.). O objetivo desses exames é identificar pessoas que podem ter tido contato com doenças infecciosas que possam ser transmitidas pela transfusão de sangue.
Leia agora um pouco sobre cada uma das principais doenças que podem ser transmitidas pelo sangue.

DOENÇA DE CHAGAS
A doença é transmitida pelo besouro “barbeiro” que habita casa de “pau-a-pique” comuns nas áreas rurais do interior de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e outros estados do Brasil. O portador da doença de Chagas leva uma vida completamente normal na grande maioria das vezes, porém pode vir a ter manifestações de doença cardíaca ou intestinal e portanto necessita de acompanhamento médico.
SÍFILIS
Causada pela bactéria Treponema pallidum, que é transmitido principalmente por relações sexuais com parceiros infectados. Às vezes produz uma ferida (cancro) que cicatriza sozinha e, semanas depois aparece um vermelhão pelo corpo. Entretanto, também pode não apresentar sintomas. Na maioria das vezes os sintomas desaparecem espontaneamente e podem reaparecer muitos anos depois, com muita gravidade. O tratamento é simples e feito com antibióticos.
unhas
Materiais utilizados em manicure devem ser esterilizados
HEPATITE B
Causada pelo vírus da hepatite B, que pode ser transmitido por relações sexuais com parceiros contaminados, transfusão de sangue, uso de seringas e agulhas contaminadas. Produz inflamação no fígado, que pode passar despercebida. Quando sintomática podem aparecer: sintomas de gripe, pele amarela, urina escura e fezes claras. Pode evoluir bem, curando-se espontaneamente, o que ocorre na maioria das vezes. A vacinação previne a infecção.
HEPATITE C
Causada pelo vírus da hepatite C é muito parecida com a hepatite B. O contágio se dá pelas mesmas vias. Pode evoluir para cronificação. Freqüentemente não consegue-se detectar nenhum fator de risco nos portadores deste vírus.
Ale disso existe a possibilidade de causar a longo prazo doenças no fígado graves, portanto necessitam de seguimento médico.

aidsINFECÇÃO PELO VÍRUS DA SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA – AIDS/SIDA
Causada pelo vírus HIV, provoca a perda progressiva das defesas naturais do organismo contra infecções. A infecção pode não produzir sintomas durante anos, apesar da presença do vírus. O doente pode apresentar febre, diarréia, emagrecimento, gânglios aumentados, pneumonia. Transmite-se da mesma forma que a hepatite. O tratamento das complicações tem melhorado muito a qualidade de vida dos pacientes.
HTLV I/ II
Este vírus, na maioria das pessoas não causa nenhuma doença. Raros pacientes contaminados podem desenvolver uma doença no sistema nervoso ou no sangue.
FIQUE SABENDO!
A região de Campinas dispõe de um serviço para realização de testes sorológicos de forma gratuita, sigilosa e anônima. Caso seja esse seu interesse na doação de sangue, NÃO DOE SANGUE! Procure o COAS/ CTA, onde seu teste será realizado de forma rápida, segura e confidencial, e caso haja positividade, você será orientado apropriadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário