terça-feira, 17 de abril de 2012

Vesícula biliar


Vesícula biliar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete suacredibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapéEncontre fontes: Google — notíciaslivrosacadêmico— Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Vesícula biliar
BauchOrgane wn.png
Vesícula biliar sendo representada pelo número cinco.
Illu pancrease português.jpg
Esquema mostrando a vesícula biliar e órgãos próximos
Latimvesica fellea
Gray'sassunto #250 1197
SistemaSistema digestivo
VascularizaçãoArtéria cística
Drenagem venosaVeia cística
InervaçãoGânglio celíaconervo vago[1]
PrecursorForegut
vesícula biliar é um órgão presente no organismo humano em forma de pêra. Armazena até 50ml de bile, que é utilizada no sistema digestivo, não sendo responsável por sua produção.

Índice

  [esconder

[editar]Anatomia

Vesícula biliar e vias biliares extra-hepáticas, emlitografia do Gray's Anatomy.
A vesícula biliar tem cerca de 7–10 cm de comprimento em humanos e tem uma aparência verde-escuro devido ao seu conteúdo (bile), não ao seu tecido. É conectada ao fígado e ao duodeno através do trato biliar.
É vascularizada pela artéria cística que normalmente é um ramo direto da artéria hepática direita.[2]

[editar]Anatomia microscópica

A vesícula biliar é constituída por quatro camadas, estruturalmente distintas:
  • Camada mucosa — formada por epitélio cilíndrico simples com microvilosidades e lâmina própria;
  • Camada submucosa — formada por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e glândulas exócrinas tubulo-acinosas mucosas (responsáveis pela secrecção da maior parte do muco presente na bílis);
  • Camada muscular — constituída por tecido muscular liso, que contrai involuntariamente com a colecistoquinina produzida no intestino, o que provoca a secreção da bílis;
  • Camada serosa ou adventícia — é muito pequena, dificilmente vista.

[editar]Função

A vesícula biliar armazena bile, que é lançada quando a comida contendo gordura entra no trato digestivo, estimulando a secreção decolecistoquinina (CCK). A bile emulsifica gorduras e neutraliza ácidos na comida parcialmente digerida.
Depois de ser armazenada na vesícula biliar, a bile se torna mais concentrada do que quando saiu do fígado, aumentando sua potência e intensificando seu efeito nas gorduras. A maior parte da digestão ocorre no duodeno.

[editar]Doenças

As doenças mais comuns da vesícula biliar são a colelitíase e a colecistite. Muito raro, o câncer de vesícula biliar possui um prognóstico ruim.

[editar]Colelitíase

colelitíase é uma doença na qual há acúmulo de pedras (cálculos) na vesícula biliar.

[editar]Colecistite

colecistite é a inflamação da vesícula biliar. Pode ser causada por cálculos. Em seu exame pode ser encontrados seios de Rokitansky-Aschoff.

[editar]Câncer de vesícula biliar

Um tipo raro de câncer é o câncer de vesícula biliar. É raramente detectado precocemente, pois muitas vezes a detecção é acidental através de ultrassom. Possui um prognóstico ruim se for detectado tardiamente, mesmo se a pessoa for tratada com a remoção da vesícula biliar. O risco de câncer da vesícula biliar aumenta quando os seguintes fatores (combinados ou não) estão presentes com pólipos: pedras na vesícula, idade maior de 50 anos, pólipo com diâmetro maior de 10mm, pedículo prolongado do pólipo.

[editar]Ver também

Commons possui uma categoriacom multimídias sobre Vesícula biliar

Referências

  1.  Ginsburg, Ph.D., J.N.. In: Thomas M. Nosek, Ph.D.. Gastrointestinal Physiology. Augusta, Georgia, United State: Medical College of Georgia, 2005-08-22. p. 30 p.. Página visitada em 2007-06-29.
  2.  Nucleus Medical Media (2011). Anatomy of the Gallbladder. Smart Imagebase. Retrieved Apr 10, 2012, fromhttp://ebsco.smartimagebase.com/anatomy-of-the-gallbladder/view-item?ItemID=663
 Glândulas digestivas v·e 
Pâncreas (Cauda do pâncreasCorpo do pâncreasCabeça do pâncreasIlhotas de Langerhans) | Vesícula biliar | Fígado(HepatócitoEspaço de DisseCélula de KupfferSinusóide hepáticoHepatic stellate cellLóbulo hepático)

Nenhum comentário:

Postar um comentário