terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Urina tipo I

Urina tipo I

Escrito por Redação - Quinta-feira, 30 de Setembro de 2010 - 20:32
Votar neste item
(3 votos)
O exame de urina tipo I é um exame de rotina que avalia algumas funções renais ou não. É um exame geral e seus resultados devem ser avaliados considerando-se vários dados clínicos do paciente. São avaliados aspectos físico-químicos (aspecto, cor, odor, pH, densidade) da urina, além da presença de elementos no sedimento (glicose, hemoglobina, proteína, glóbulos vermelhos e brancos, entre outros) .
Sinônimos:
- Urina tipo I, sedimento urinário, EAS - elementos anormais do sedimento, QUE - exame qualitativo de urina, urina: físico-químico, urina rotina.
Preparo:
- Não é necessário preparo especial, mas deve ser feita lavagem dos genitais externos com água e sabonete.
- Mulheres não devem estar menstruadas.
- O recomendado é a coleta da primeira urina matinal. Na impossibilidade, é necessário intervalo da micção anterior de no mínimo 2 horas (ideal é 3 horas).
- Não fazer uso de contraste radiológico nas 48 horas anteriores e nem medicamentos que corem a urina (medicamentos com azul de metileno, acriflavina, fenazopiridina, etc).
- Alguns alimentos (como a beterraba e amora-preta) podem fazer com que a urina tenha a cor vermelha.
Contra-indicações:
- Não encontradas.
Observações:
- Normalmente, é indicado coletar o jato “médio” da primeira micção da manhã (começa a urinar no vaso sanitário, interrompe, urina no coletor, interrompe e termina de urinar).
- O material pode ser coletado fora do laboratório, mas deve ser encaminhado ao mesmo até 2 horas depois. Se mantida refrigerada, a amostra pode ser entregue até 24 horas.
- Informar os medicamentos usados nos últimos 7dias.
- Alguns laboratórios fornecem os frascos para coleta da amostra. 
Duração do exame:
- A coleta do exame é rapida.
Cuidados após a realização do exame:
- Não há necessidade de cuidados com o paciente após a realização do exame. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário