sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bursite: Causas, sintomas, tratamento e prevenção.

bursite
O que é bursite?
A bursite é a inflamação dolorosa das bursas que são uma espécie de saco plano com uma pequena quantidade de líquido. Se encontram em locais de atrito onde os tendões ou os músculos passam sobre os ossos e servem para facilitar a movimentação normal de algumas articulações.
As causas da bursite incluem o uso excessivo da articulação ou doenças como lesões, gota, a pseudogota, artrite reumatóide ou infecções, mas pode não ter causa conhecida e as bursas lesadas são suscetíveis a novas inflamações.
A bursite causa dor ao se mover ou tocar na articulação inflamada e tende a limitar os movimentos, mas os sintomas específicos dependem da localização da bursa inflamada. Estas localizadas nos cotovelos, quadris, pelve, joelhos, dedos dos pés e calcanhares também pode ocorrer.
O tratamento inclui o uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos da área afetada. Casos mais graves podem passar por intervenção cirúrgica.
10 dicas para você lidar com a bursite:
1. Descanse: a dor da bursite pode desaparecer completamente após alguns poucos dias de descanso da junta afetada. Mas isso não significa parar com todos os movimentos, especialmente se o problema for no ombro. Imobilizar o ombro pode “congelar” a junta com aderências (tecido fibroso) e tecido fibroso cicatricial. Apenas pegue leve e tente evitar o movimento ou atividade que causou a dor.
2. Compre sapatos novos: bursite no calcanhar geralmente é causada por sapatos inadequados. A solução é simples: substitua os antigos sapatos por um par mais adequado.
3. Faça uma mudança: se você tem bursite no seu cotovelo ou joelho, mude a atividade que a causou – como se apoiar nos seus cotovelos enquanto lê ou ficar de joelhos – ou use proteção (como joelheiras).
4. Reduza a inflamação: tome uma aspirina de 500 miligramas se tiver dor para reduzir o inchaço associado à bursite. Ibuprofen é uma outra opção (siga as instruções da bula). Mas evite-os se você tiver problemas renais ou se o seu médico disse para evitar aspirina porque pode irritar o estômago. Pergunte ao seu médico sobre o uso de aspirina e ibuprofen se você estiver tomando medicamento para pressão alta.
5. Esqueça o acetaminofeno: ao contrário da aspirina e do ibuprofen, esse analgésico não é um antiinflamatório, e não ajuda no combate à bursite.
6. Coloque gelo: o gelo diminui o inchaço ao reduzir o fluxo sangüíneo na área. Deixe uma bolsa de gelo na junta por aproximadamente 20 minutos, ou o dobro do tempo se a sua bursite for muito dolorosa. Proteja a sua pele colocando uma toalha ou tecido entre a bolsa de gelo e a pele.
7. Aqueça o local: após o inchaço inicial ter reduzido, o calor de uma compressa ou bolsa térmica não será apenas agradável, mas também eliminará o excesso de fluido na bursa pelo aumento da circulação.
8. Use uma escadinha: alcançar ou puxar e empurrar na altura do ombro ou acima pode piorar a bursite do ombro. Se você não puder alcançar algo facilmente, use uma escadinha, ou melhor ainda, peça a alguém para alcançá-lo para você.
9. Entre no balanço das coisas: continuar movimentando a junta é importante, então certos exercícios são uma parte necessária do tratamento da bursite. Embora a maior parte desses exercícios devam ser recomendados por um médico, existem alguns que você pode fazer sozinho. Um exercício efetivo para a bursite no ombro é o balanço do pêndulo. Para fazer esse exercício, curve-se na cintura e apóie o seu peso inclinando o seu braço bom sobre a mesa ou encosto da cadeira. Balance o seu braço inchado para frente e para trás e depois em círculos horários e anti-horários.
10. Faça movimentos suaves com as mãos: um outro exercício que você pode fazer para restaurar a capacidade dos movimentos do seu ombro é fazer a sua mão rastejar na parede, como uma aranha. Mas faça uma aranha preguiçosa. Qualquer outra coisa além de movimento lento e gradual pode prejudicar mais do que ajudar.
Consulte um medico se o edema persistir durante mais de duas semanas ou aumentar de volume, se a bolsa serosa se tornar dolorosa e quente ou se os movimentos se tornarem penosos.
* Para prevenir o aparecimento de bursite, evite atividades que requeiram uma pressão prolongada sobre os joelhos e os cotovelos. Se não puder evitar ajoelhar-se, faça-o sobre uma almofada de espuma para reduzir a pressão sobre os joelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário