terça-feira, 30 de agosto de 2011

Comer doce para minimizar ansiedade é pior, alerta nutricionista !!!


Louise Saliba, da PUC-PR, participou do bate-papo do Globo Repórter.
Ela destacou os cereais integrais como principais aliados do bom humor.

Louise Saliba ok grep (Foto: Rede Globo)Nutricionista Louise Saliba (Foto: Rede Globo)
Buscar conforto e prazer em doces e alimentos gordurosos para minimizar a ansiedade tem um efeito contrário ao desejado, alertou a nutricionista Louise Saliba, da PUC-PR, em bate-papo realizado nesta sexta-feira (19) com os internautas do Globo Repórter. Ela explicou que alimentos assim não saciam por muito tempo e a fome volta logo depois. “Gera-se um ciclo vicioso e o quadro de ansiedade acaba se agravando”, disse.
Na entrevista, a nutricionista explicou como as comidas afetam o aspecto emocional e deu dicas de como usar a alimentação para diminuir a ansiedade. “A ansiedade vem de vários fatores e a alimentação tem apenas uma pequena função. Ela colabora na formação da serotonina no corpo, uma substância que tem relação com o nosso humor”, contou Louise, destacando o magnésio e as vitaminas do complexo B como nutrientes importantes para ajudar a manter a produção da serotonina no nível adequado.
Ter uma dieta variada, composta por frutas, vegetais e laticínios tem um papel psicológico essencial, afirmou Louise, porque causa a sensação de que a saúde está sendo protegida, o que provoca um relaxamento. Ela ressaltou, no entanto, que cereais integrais merecem uma atenção especial no caso da ansiedade. “Aveia, gérmen de trigo e trigo integral, por exemplo, são os mais indicados”, citou.
Mas e quem não gosta de comer frutas e legumes? É um problema, reconheceu Louise, mas nem tudo está perdido. “Dá para ter contato com as frutas e legumes de outras formas. Por exemplo, bebendo sucos e misturando-os a outros alimentos”, recomendou. Ter uma alimentação saudável, reforçou a nutricionista, não pode e não precisa ser sinônimo de sofrimento. “Não adianta ser saudável e não ser gostoso. Não é preciso virar um escravo da alimentação saudável. Há muitos alimentos bons que são importantes. Tem que contemplar a proteína. Sempre que possível, coma uma porção de carne, peixe, frango ou ovo”, disse Louise.
Além disso, segundo a nutricionista, o paladar pode ser educado. É possível aprender a gostar de certos tipos de comida, basta seguir alguns pequenos passos, um de cada vez. “Temos que respeitar as individualidades e introduzir as mudanças aos poucos. Por exemplo, se a pessoa não tem o costume de tomar café-da-manhã, passe a tomar. Pode fazer a ‘salada da serenidade’. Se não come alimentos integrais, passe a comer pães integrais durante a semana. No almoço, coma arroz ou massa integrais. À tarde, cereais integrais com iogurte, castanhas e ameixas secas. Banana também é uma importante fonte de magnésio.”
Vários internautas quiseram saber o que comer antes de uma prova de vestibular para manter a calma. Louise Saliba deu a receita: “Pode combinar iogurte desnatado, frutas e castanhas. São nutritivos e têm digestão mais lenta. A pessoa não vai ficar com fome rapidamente. Terá equilíbrio e energia o suficiente durante a prova.”
Outra questão recorrente no bate-papo foi a tranquilidade que algumas bebidas causariam. “Alguns chás têm o poder de relaxar, como o de camomila, além do maracujá. Da mesma forma, existe também o efeito contrário. Bebidas ricas em cafeína estimulam o sistema nervoso, então podem aumentar a ansiedade. Chá preto e café podem gerar insônia, o que causa um ciclo vicioso”, alertou.
A nutricionista concluiu dando um recado às mães e pais: “A alimentação de vocês influencia a dos seus filhos. Sem perceber, vocês regem os hábitos alimentares de uma família.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário