domingo, 3 de fevereiro de 2013

Novidades hepatites


Novidades hepatites

Na expectativa de um ano novo brilhante para o tratamento da coinfecção HIV/hepatite C

Ao tempo em que sinto uma sensação de renovação com o início de 2012, me encontro mais esperançoso em relação à situação dos pacientes com infecção pelo vírus da hepatite C (VHC), incluindo os pacientes coinfectados com o HIV.

Por vários anos, sabemos que as respostas ao tratamento são menores em pacientes com a coinfecção HIV/VHC comparados àqueles com apenas hepatite C. Isto é particularmente verdadeiro para aqueles com infecção pelo genótipo 1 do VHC, nos quais as taxas de resposta variam de 25% a 35% com o tratamento com interferon peguilado e  ribavirina. Também é desencorajador ver estes pacientes experimentar efeitos colaterais significativos com estes dois medicamentos durante meses de terapia e, depois, ver o vírus retornar após o fim do tratamento. Vi muitos bravos pacientes persistirem apesar da fadiga severa, das náuseas, da perda do apetite, da perda de peso e de outros efeitos colaterais porque queriam desesperadamente curar-se da infecção pelo VHC.

Bem, acredito que é hora de tocar os sinos de alegria uma vez que tanto progresso está sendo obtido no campo da terapia hepatite C. Os resultados dos dois principais estudos em pacientes infectados pelo VHC conduziram à aprovação de duas novas drogas, telaprevir boceprevir, nos Estados Unidos e Europa. Ambas drogas são “inibidores da protease” do VHC. Estes estudos demonstraram que a “terapia tripla” que inclui o interferon peguilado e a ribavirina mais um inibidor da protease do VHC foi muito mais eficaz do que a terapia dupla.

Este também será um ano marcante porque veremos os resultados finais de dois estudos da terapia tripla em pacientes com HIV/VHC. Os dois estudos estão utilizando interferon peguilado mais ribavirina mais um inibidor da protease do VHC. Em um destes estudos, o inibidor do protease é o telaprevir e no outro é o boceprevir. As interações medicamentosas estão sendo analisadas cuidadosamente devido ao interesse quanto às interações com as medicações para o HIV. Por enquanto, os resultados são animadores.

E a terapia tripla é apenas o começo. Diversas outras classes de drogas para hepatite C estão sendo desenvolvidas, incluindo inibidores da polimerase do VHC, inibidores de NS5A e outras classes de drogas. Há até mesmo estudos de terapias sem o  interferon peguilado. As taxas da cura sem interferon são animadoras, embora devamos manter em mente que estamos ainda alguns anos distante da disponibilidade clínica destas novas drogas. Estudos maiores também serão necessários para demonstrar a segurança e eficácia em um maior número de pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário