quinta-feira, 3 de maio de 2012

Doenças transmissíveis pelo sangue

Doenças transmissíveis pelo sangue


As principais formas de contágio por doenças transmitidas pelo sangue são:

• Relação sexual sem uso de camisinha.
• Uso de drogas injetáveis , compartilhando agulhas e seringas.
• Transfusão de sangue não testado.
• De mãe para filho (durante a gravidez, no parto ou através do aleitamento materno) nos casos de AIDS, HTLV.
• Hepatites e Sífilis.

Tomando alguns cuidados muito simples podemos estar bem protegidos contra essas doenças:

• Use sempre camisinha nas relações sexuais (sexo vaginal, oral ou anal).
• Utilize somente agulhas e seringas descartáveis.
• Receba transfusão somente de sangue comprovadamente testado.

Hepatite B e C
São doenças causadas por vírus que contaminam o fígado, provocando uma inflamação crônica ou aguda. Aparecem com freqüência na região amazônica e os principais sintomas são dores abdominais, febre (37ºC a 39ºC), icterícia (olhos e pele amarelados) e urina escura.

O período de incubação varia entre 50 e 180 dias para a Hepatite B e, em média, de70 a 90 dias para a Hepatite C. Em muitos casos o portador do vírus pode não desenvolver a doença.

AIDS
Transmitida pelo vírus HIV, que ataca as células de defesa do organismo. Os portadores deste vírus ficam mais expostos a inúmeras doenças infecciosas que, em muitos casos, levam à morte. A Aids não se manifesta logo após a entrada do vírus no organismo. Os sintomas podem levar de 3 a 10 anos para aparecer e os principais são: emagrecimento excessivo, queda de cabelo, diarréias freqüentes e infecções de repetição, principalmente as respiratórias.

Sífilis
É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema Paladium. O período de incubação (tempo que a bactéria leva para aparecer) é de 2 a 3 semanas após o contágio. A primeira fase da sífilis é caracterizada pelo surgimento de feridas nos órgãos genitais (do homem ou da mulher). Essas feridas não doem e desaparecem mesmo sem tratamento. Sem tratamento, cerca de 6 meses depois, inicia-se a segunda fase da doença: manchas avermelhadas pelo corpo, principalmente na palma das mãos e nas plantas dos pés. Continuando sem tratamento, surge a terceira fase, causando problemas no cérebro, coração e ossos. Nesses casos, a sífilis pode causar a morte.

Malária
É uma doença causada principalmente por parasitas do gênero Plasmodium das espécies P. Vivax e P.Falciparum, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles, que costuma estar presente em áreas de desmatamento recente.

O período de incubação da malária varia de 8 a 12 dias (P. Falciparum) ou de 12 a 16 dias (P.Vivax). Os principais sintomas da malária são febre, calafrios e dor de cabeça, que acontecem quase sempre juntos. A febre e os calafrios aparecem normalmente no mesmo horário e em dias seguidos.

Doença de Chagas
É uma doença causada pelo parasita Trypanossama Cruzi, transmitido pelo inseto conhecido como Barbeiro ou Chupança, encontrado na mata, em casas de barro e de madeira.
Muitas vezes a pessoa portadora do parasita não apresenta nenhum sintoma da doença por vários anos.
A Doença de Chagas atinge o coração e órgãos do aparelho digestivo, comprometendo o funcionamento destes órgãos.

HTLV (I e II)
É um vírus que ataca células de defesa do organismo. O HTLV, quando adquirido pode permanecer no organismo por um longo período sem causar nenhum sintoma de doença. Esse período pode ser de até 20 anos.
As doenças que podem se manifestar pela presença do HTLV I e II são doenças hematológicas (do sangue) e neurológicas (que atingem o sistema nervoso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário