segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Câncer de cérebro



Câncer de cérebro

O tumor pode ocorrer em qualquer parte do cérebro.
O câncer cerebral pode ser lesões ou massas expansivas que se originam dentro do crânio devido à multiplicação anormal das células. Os tumores cerebrais nem sempre se originam no cérebro, pois há um tipo de tumor que se origina nas membranas próximas ao mesmo, nos nervos cranianos, nas dobras cerebrais e ainda podem ser transmitidos pelo sangue quando acontece em determinado órgão e por metástase se espalha.

De desenvolvimento gradual, o tumor cerebral apresenta sintomas como ataque epilético, náuseas, vômitos, fraqueza, dificuldade em falar, alteração na coordenação motora, dificuldade em movimentar, sonolência, dor de cabeça, alterações de memória, alterações de personalidade, hipertensão intracraniana, lesão em área vital do cérebro, água no cérebro (hidrocefalia), inchaço e retenção de líquido próximo ao tumor.

Acredita-se que a maioria dos tumores que ocorrem no cérebro é fruto de metástase, ou seja, são originados em outros órgãos e migraram para o mesmo pelo sangue, porém, quando se manifesta diretamente no cérebro atinge principalmente pessoas do sexo masculino, de pele branca, com idade igual ou superior a 70 anos, com sistema imunológico debilitado, com história desse problema na família.

Para confirmar o problema, ou detectá-lo, os especialistas solicitam exames como tomografia computadorizada de crânio, ressonância magnética de crânio, biópsia, líquor e outros. Se confirmado, o procedimento mais utilizado é a remoção do tumor por meio da cirurgia e complementação do tratamento com quimioterapia e radioterapia.

A importância do descobrimento precoce do problema se manifesta na possibilidade de cura, pois o tratamento costuma ser mais eficaz quando o problema é descoberto e tratado precocemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário