quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva


O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi acometido por um câncer na laringe, com vem sendo muito noticiado nos últimos dias. Mas e você sabe quais são os principais causadores da doença e o seussintomas? Os especialistas apontam que uma das principais causas da doença está no hábito da pessoa em fumar, em conjunto com o consumode bebidas alcoólicas.
Quando a pessoa é diagnosticada com o câncer de laringe, em boa parte das vezes o problema pode ser tratado e com boa expectativa de cura. Enaldo Melo de Lima, que é o presidente da Sociedade de Oncologia Clínica, aponta que em estágio inicial, o câncer apresenta chance de cura superior a 70%. Os pacientes são tratados com radioterapia e/ou quimioterapia.
Para pacientes que tenham casos do câncer em nível mais avançado, sendo a estimativa de cura em torno de 50%, pode ser necessária a retirada da laringe, o que causa a perda da voz. Para Enaldo, isso geralmente acontece quando as pessoas não reagem positivamente ao tratamento com as sessões de quimioterapia ou radioterapia.
O câncer de laringe, de acordo com os médicos, atinge mais aos homens, sendo o mais comum dos tumores que aparecem na região do pescoço e cabeça. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na região em questão, o câncer de laringe representa 25% dos tumores malignos e cerca de 2% de todos os tipos de cânceres.
Esse tipo de doença pode causar dores localizadasrouquidão e até uma sensação de que há um caroço na região afetada.  Ele também pode ocasionar problemas na deglutição e na fala.
Segundo o site do Inca, o principal causador é o fumo, sendo o álcool um fator que agrava o processo. Para prevenir o câncer de laringe, é aconselhável que maus hábitos aqui apresentados sejam evitados pelas pessoas.
Com relação ao câncer de Lula, os médicos apontaram que o problema está em um nível de agressividade médio. Já a velocidade de crescimento é intermediária, sendo o tipo de câncer mais comum. Não há sinais de que a doença tenha se expandido para outros órgãos além da laringe.
Porém, os médicos ainda não descartam uma posterior cirurgia, caso o tratamento com quimioterapia e radioterapia, não venha a funcionar. Mas ela seria efetuada preservando as cordas vocais do ex-presidente Lula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário